Sopa Frutal?!?

Tenho andado crescentemente preocupado com um facto com o qual fui surpreendido há uns dias atrás. Uma amiga minha, em normalíssima conversa de Messenger, sai-se com esta declaração absolutamente bombástica: «Sabes o que foi o meu almoço? Sopa de Laranja!». E eu, de uma forma perfeitamente articulada e com um discurso fluente e facilmente perceptível, respondi: «?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?». Uns dias depois, a cantina onde a minha amiga almoça diariamente serviu… Sopa de Maçã (!) e, na última sexta-feira,… Sopa de Meloa!...

Obviamente, dada a inclusão desta sequência de “sopas frutais” na Ementa lá do burgo self-service (talvez fosse uma semana temática lá na cantina…), não tenho feito outra coisa senão tentar perceber o que é isto de fazer “caldos” de tudo o que se pode encontrar na fruteira que a malta tem no centro da mesa da cozinha.

Fui investigar
[o InSenso Comum deseja agradecer ao Google] e, de facto, essas três especialidades existem mesmo… e as receitas até estão na net! Quem diria…?!...

Bom… quanto à
Sopa de Meloa (ou melhor, de melão - foi a única mais aproximada que encontrei na Internet), tirando o caril que eu não posso sentir nem sequer a 32km do meu nariz, a hortelã, o açúcar… até que ia! Sim, porque qualquer receita onde se possa dar umas trincas num melãozinho pouco maduro, enquanto se debica num copo de vinho branco… está bem por mim!...

Já a
Sopa de Maçã me parece mais um daqueles purés que os bebés consomem e que são, de facto, muito bons… Que é que querem?!? Tenho uma sobrinha com 9 meses… Não queriam que eu… não “ajudasse” a miúda a comer a fruta, pois não?!?...
Se bem que misturar maçã com fatias de pão de trigo… quer dizer… não sei… enfim…

Mas a
Sopa de Laranja… meus amigos… que enjoo! O que é aquilo?!? Deixo aqui os ingredientes e nem sequer me atrevo a fazer mais comentários…

1 colher (sopa) de margarina light
6 cenouras picadas
1 cebola picada
1/2 talo de salsão picado
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
1/2 L de água
1/2 L de sumo de laranja

Estou preocupado com o futuro estado de saúde da minha amiga. Se a tal cantina continua com as semanas temáticas (e, pior, se continuar nesta onda das “sopas frutais”) não auguro nada de bom, não senhor. Primeiro porque me parece um paradoxo, comer fruta antes e depois do prato principal. E, se toda a malta optar de comer antes ou depois… e não antes E depois, então… come menos!

E o que é que se segue?!? Sobremesas de carne e peixe? Bolo de Carne à Bolonhesa?... Doce da Casa com Asinhas de Frango? Pescadinha de Rabo-na-Boca com Molho de Caramelo?!?... E atenção… pode não demorar muito a chegarmos a esse ponto!... Se virmos bem… a Aletria é já uma realidade! E de uma coisa – bem se sabe – se vai a outra…

0 inSensinho(s) assim...: