Discriminação

Na sequência do InSenso de ontem (e eu gosto de inserir este conceito de “follow up”, de quando em vez aqui no burgo), parece-me importante aqui trazer a clarificação de uma pendência que fica do texto anterior.

O Chulé de Braço a que me referia, no meu caso, surge no pulso…direito, e não no esquerdo, como possivelmente acontecerá à maior parte das pessoas (os InSensatos e os outros). Isto porque – está bem de ver – eu uso o meu relógio no lado direito, rompendo – claramente – com essa ideia preconcebida e imposta pela sociedade que é a da “obrigação” do uso do “cronómetro” (apeteceu-me chamar-lhe isso, para variar um bocadinho…) no pulso canhoto.

Ora… como eu sou pouco amigo das cenas convencionadas e… porque em puto tive uma alergia no pulso esquerdo, por causa de um relógio que me fez verdadeira miséria na pele… ainda hoje uso o relógio do lado “contrário” (que, para mim, é o lado “certo”).

Mal sabia eu que, quando mudei esse aspecto na minha vida, estava a mudar muito mais do que simplesmente um relógio de um pulso para o outro. Estava a mudar o meu estatuto social…

Ao longo destes anos (perto de vinte), fui-me apercebendo que isto de ser “dextro” na medição do tempo é algo de incompreensível para os (maioritários) “canhotos” que, quando se apercebem do facto, exclamam a plenos pulmões (alguns roçando mesmo a histeria) : «QUÊ?!? TU USAS RELÓGIO À DIREITA?!?!?». E, aí, todo o resto do mundo que nos rodeia passa a olhar-nos de forma estranha, com desdém e até desejo de segregação imediata do seu próprio mundinho de usuários de relógio no pulso esquerdo.

Pode acontecer a qualquer hora… em qualquer lugar…
Sem aviso prévio nem preparação possível.

Está mal, obviamente. Mas é um facto (ou se calhar não é … e eu estou para aqui a inventar isto tudo… mas, como sabem… eu não faço isso) que há, claramente, círculos sociais diferentes para os indivíduos que usam relógio à esquerda e para os que usam relógio à direita; acima de tudo, porque os primeiros acham que os segundos estão errados e, por isso, têm de ser (imediatamente, se possível) afastados da sua beira. Acredito mesmo que – para algumas pessoas – indivíduos como eu deveriam ser enviados IMEDIATAMENTE para um qualquer ghetto, bem longe do resto do mundo (leia-se, bem longe… deles).

Por outro lado, eu sinto o que os membros das minorias sentem. Quando eu próprio me apercebo de que alguém comunga da minha opção (e consequente discriminação negativa por parte do resto do mundo) noto uma empatia quase imediata por essa pessoa. Uma ligação invisível, não fosse o facto de estarmos a usar relógio no pulso direito... e isso estar à vista de todos. Mas definitivamente… uma ligação.

Basicamente, o que me é dado a aperceber é que a malta que usa relógio à direita é mais simpática, bonita e inteligente… porque mais rara. E tudo o que é raro…é mais perfeitinho, como se sabe. «As boas essências estão nos pequenos frascos», diz a sabedoria popular…! E o resto da malta (mais… comum) fica com inveja.
Sempre assim foi, ao longo dos tempos.

Em levando isto ao extremo, haveria necessidade da criação de uma associação para a malta que usa o relógio no pulso direito. Algo discreto e quase marginal, para evitar a confrontação directa com a grande maioria da sociedade. Tipo… “Relógicos Dextros Anónimos”… que, anualmente, organizaria a “Parada do Orgulho Relógico Dextro”… ou algo do género.

Mas não. Não me parece bem chegar a esse ponto. Contamos o nosso tempo olhando para o pulso direito e não para o esquerdo. E depois?!? Não há mal nenhum nisso! E quem quiser mais bonito, mais simpático e mais afável… que se junte a nós!

Mai’nada!

9 inSensinho(s) assim...:

K@ disse...

Ah! Aproveito desde já para dizer que se pegar moda a malta toda mudar o relógio para o pulso direito... eu mudo o meu para o lado esquerdo!

Tenho dito!

K@ disse...

Estou, estou... fiquei foi na expectativa acerca da "solução rosariho" que anda para aí a ser prometida...

:-)

Anónimo disse...

Não se se já te disseram mas... usar o relógio no pulso direito é sinal de rabichíce!

hehehe...
(pra falar verdade nunca ouvi dizer isso mas... apeteceu-me ver-te fazer essa cara de susto!)

so disse...

o quê?

não...

a sério?

tu usas o relógio no pulso direito?

HAHAHAHAHAHA

HIHIHIHIHIHI

:D

K@ disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
K@ disse...

Exma. Srita. "So":
O mau feitio é algo profundamente reprovável...
Espero que tenha isso em conta.

Vizinho:
Essa questão não se punha no "inquérito" de há dois dias atrás, de facto. Mas obrigado pela "provocação"! :-)

ASS:
Infelizmente, isso do relógio de bracelete metálica... não colhe.
Porque o meu Swatch é... metálico.
:-(

Borboleta:
Então cadê a Rosarinho?!?!?

K@ disse...

Se calhar é isso!...

Bem visto!

Vou rapidamente repensar as minhas escolhas de objectos cronometristas...

;-)

JP disse...

Aproveitando para ser solidário, há uns anos parti o punho esquerdo e também tive de usar o relógio do lado direito, e fiquei com esse vício durante uma data de tempo, até porque depois a famosa "marca do relógio" estava do lado direito. Não foi há muito tempo que voltei à carneirada que usa do lado esquerdo. :)

Ivana disse...

Uso o tal no pulso direito e acho o máximo. Por não ser como todos , sou rebelde e diferente . Para mim é o que conta, pois é mais confortável.
quanto` aqueles que fazem uso do mesmo no esquerdo, são pessoas que nadam conforme a maré , e, uma vez que a minha está sempre em alta, não me deixou guir pelos outros.. hahaha...