O Culpado



Agora que voltei a ter a minha viatura auto-própria em meu poder, após as peripécias do assalto e consequente colocação de um vidro novo, cumpre-me aqui atribuir responsabilidades pelo sucedido e apontar o dedo ao GRANDE culpado cuja negligência, teimosia e parvoíce provocaram esta situação insólita e muito aborrecida.

Ao contrário do que se possa pensar, a responsabilidade maior não é dos assaltantes, pois eles limitaram-se a ser um misto de “profissionais” e de “Cães de Pavlov”. Ou seja, os rapazes responderam a um estímulo (no caso, visual) da forma mais eficiente possível. Rebentaram com o vidro e pegaram o objecto de valor que estava à vista (e – numa demonstração de grande profissionalismo e sentido de entrega ao ofício – ainda foram vasculhar o porta-luvas, para verificar se havia algo mais a precisar de mudar de proprietário). Há que louvar a seriedade destes bons funcionários do ramo do gamanço!...

Mas, se a culpa não é deles, será de quem? Minha? Talvez. Ou… talvez não…!

De facto, fui eu quem deixou um telemóvel à vista dentro do Punto, atraindo a atenção dos amigos do alheio. Mas, mesmo assim, não me considero o culpado (pelo menos, não o maior) de toda a situação. Isto, porque o aparelho estava lá… a compensar a falha de um certo energúmeno que me forçou, há uns tempos atrás, a usar o telemóvel como acessório-extra não incluído de série pela FIAT.

Por isso, o verdadeiro responsável pelo facto de ter sido vítima de assalto… é o meu auto-rádio… esse grande f&$§£ da p*#@!

Verdade! A culpa… é dele!

Para que se entenda bem e não haja dúvidas acerca da malícia do indolente receptor de ondas hertzianas e mega-hertzianas (de seu nome Blaupunkt mas que aqui não vou nomear) do meu bólide… este “senhor” há coisa de um ano começou a falhar e a só trabalhar… quando, literalmente,… lhe apetece.

Começou por falhar em dias de muito calor. Tocava um bocadinho e… … … … … mais nada. Foi assim (a viajar sem rádio durante minutos – ou horas – a fio, ao calor), durante cerca de seis meses.

Entretanto, com a chegada do tempo mais fronho (chuva e tal…) começou a falhar sempre que chovia mais. Um gajo saia de casa ou do trabalho, a correr para o carro, a fugir da chuva, ligava o carro e o rádio, tocava dois segundos e… … … … mais nada.

E quando eu pensava que o meu auto-rádio era gajo esquisito o suficiente para só querer trabalhar – qual sindicalista em grande forma – em condições óptimas (leia-se, em alturas de tempo ameno)… começou a falhar… logo pela manhã. Ou seja, ultimamente, o “excelentíssimo” recusa-se a trabalhar antes da hora de almoço! E eu ando muito passado com ele!...

Em consequência deste permanente estado de greve (sem pré-aviso, requerido por Lei) do meu auto-rádio, decidi então improvisar e trazer um telemóvel com FM no carro, para poder ouvir rádio de manhã, pelo menos.

Foi por isso que o telemóvel (agora de novo em minha posse – após uma temporária mudança de “mãos”, entre o furto e a detenção dos corsários) estava ali, junto à minha preguiçosa auto-telefonia, à vista dos gatunos que, por “obrigação profissional”, tiveram de o levar.

Logo, parece-me claro,… o culpado está identificado!

É ele! O auto-rádio… esse grande f&$§£ da p*#@!

6 inSensinho(s) assim...:

Paulinha disse...

Bem.. não pude deixar de ler o teu post e identificar-me contigo em duas pequenas grandes coisas... também me assaltaram o carro (à cerca de 2 semanas) e também me levaram o meu auto rádio (não era preguiçoso como o teu, e estava em perfeito estado)!!

Resultado, partiram-me o vidro mais pequeno do carro (profissionais muito simpáticos...), abriram-me as portas e pronto estiveram o tempo que quiseram para desmontar o rádio todo!! "Só" levaram o auto rádio, mas pronto agora sempre que conduzo tenho como companhia o silêncio ou o barulho infernal do trânsito lá fora...

O mais estúpido foi o facto de me terem assaltado, precisamente na noite em que me esqueci de ligar o alarme e o Sr.º meu pai deixar o display do rádio à mostra!!

Enfim, não roubaram de certeza para comer (trabalho é o que não falta num país que precisa de progredir), mas também em Chelas com o rádio à mostra e o carro sem alarme ligado, foi um manjar dos Deuses...

K@ disse...

Antes de mais, Bem Vinda, Paula, a este burgo imbecil.

Espero que tenha juizo nessa cabeça e que não volte... porque há coisas muito melhores para fazer que ler e falar sobre bodegas sem jeito nenhum... que, basicamente, é o que se faz aqui todos os dias.

Bom... mas se, por mer'acaso, decidir voltar, isso dir-me-á que é uma InSensata como todos os que aqui param... e será sempre bem vinda.

Não limpe os pés à entrada e não tire o sapato, porque o chão do blog é de parquet e não custa nadinha a limpar.

;-)

Quanto ao resto... folgo em saber que estes meus post de vitimização e de fuga à responsabilidade (culpando um qualquer bode expiatório) servem para se falar na criminalidade de que todos (ou quase todos) já fomos vítimas.

Não tarda, vamos todos pro Martim Moniz fazer manif's contra os criminosos...

Se calhar... devíamos começar por chatear as cabeças (rapadas) de uns quantos que lá estiveram há uns dias... não?...

K@ disse...

JC... o Punto... meu filho...?!?

Bom... Custa-me responder a essa afirmação...

É certo que a malta não tem assim uma aparência digna de Concurso Model of The Year... mas também nunca me disseram «Se algumas vez tiveres filhos, a cara dos putos vão parecer a parte da frente de um calhambeque!»...

:-)

Didas disse...

Abaixo os auto-rádios!

K@ disse...

Cabe-me aqui repor a verdade dos factos e lembrar que alguns InSensatos Leitores são, simplesmente, distraídos.

Ora... é que o meu rádio... NÃO FOI ROUBADO. Ficou lá no sítio dele. O telemóvel (que se chega à frente quando o energúmeno do Blaupunkt se recusa a laborar) é que foi dar uma voltinha e depois voltou.

Por mim, se o auto-radio fosse... pá... "abençoadinho" e "boa viagem"!

É certo que me ia custar umas notas comprar um novo, mas, pelo menos... não me chateava mais a marmita com o constante "trabalha, não-trabalha... trabalha, não-trabalha..."!

Mas não. Nem os ladrões tiveram tempo de o fanar, nem (muito provavelmente) ele quereria ser roubado... porque dava muito trabalho e ele não estava para isso.

É muito senhorzinho... o meu auto-rádio, é... o que é que querem...?

Desgraçado é de mim, que tenho de o aturar...!

Zana disse...

finalmente posso aqui deixar as minhas humildes palavras para referir q realmente vossa excelencia tem uma forma bem gira de ver uma situação q eventualmente a mim tinha-m queimado os cabelos da franja! tudo se deverá, segundo o q me é possivel observar, á boa sorte q o acompanhou neste momento de crise momentanea...Sendo q, no final das contas... tudo reapareceu e td voltou ao dono...
No entanto, recentemente fui noticiada q a minha irma passou pelo mm desegradável incidente, não tendo , no entanto, reavido os objectos, e bem caros por sinal, e n ficou tao bem disposta..;)...
Enfim.. por dizer q m farto de rir com a forma de expor q tens:)!