Era uma vez…



…um fim de tarde, como todos os fins de tarde, numa dita “zona-bem” da cidade.

Um certo indivíduo pica o ponto à saída do batente, como em todos os outros fins de tarde. Liga a uma amiga de longa data, para a convidar para uma cerveja na tasca do costume. O telefone toca … toca… toca… toca… ele desliga a chamada. Não porque ela não atende. Mas sim porque algo está diferente neste fim de tarde em relação a todos os outros.

Talvez porque os vidros no chão denunciem que, definitivamente, algo não está bem…

O indivíduo não chega a entrar no carro. Rodeia-o e… vê – atónito – um cenário desolador. Sente a frustração de ter sido roubado, em pleno dia, num sítio público e longe de estar despovoado. Tem vontade de dar um pontapé no carro… mas não dá.

A primeira reacção… não é, portanto. O indivíduo passa a mão pela cara… duas ou três vezes… passa mais uma vez… Olha de novo para os vidros no chão e para a confusão que ficou no carro, no interior do guarda-luvas, em cima do banco do passageiro, no tablier… Só depois – já absolutamente (e estranhamente) calmo – liga para a Policia, que o aconselha a apresentar queixa na esquadra. Assim faz.

A meio do processo burocrático das 1001 assinaturas e inventário dos objectos “subtraídos”, o telemóvel do indivíduo toca…. Alguém do outro lado pergunta a identidade de quem atende e – confirmada – avança com a boa notícia de que «duas moças foram atrás deles, telefonaram-nos e apanhámo-los na Baixa! Temos aqui tudo o que lhe levaram! Esteja descansado!».

O indivíduo ficou mais descansado, de facto, e, dali a pouco, entre uma esquadra e outra (onde os gatunos estavam detidos por “flagrante delito”), já tinha ligado à família, ao agente de seguros e até à advogada.

Só era pena o vidro partido e o facto de ficar sem carro nos dois dia seguintes… pensava o indivíduo, ao fazer a “prova dos nove” ao fim de tarde que poderia ter sido como todos os outros mas… não foi. «Mas do mal o menos», pensou, «pelo menos, desta vez, as rodas estavam todas lá!»… [
vide InSenso – premonitório!... – de 3 de Junho]

Não. Desta vez, não foi um sonho. Aconteceu mesmo. Mas, muito embora tenha corrido tudo pelo melhor (bem feitas as contas), o carro é que ficou num “belo” estado… [
vide InSen’imagem do Dia]

O indivíduo tem alguns agradecimentos a fazer…

À PSP, que provou saber estar bem quando a motivação do bem social – apenas e só essa – lhe é suficiente para actuar como deve de ser.

Às duas moças (não identificadas) que, corajosamente, seguiram os ladrões, permitindo a sua captura e a recuperação dos bens do indivíduo.

À Frente Nacional e ao Partido Nacional Renovador, por ter ficado “provado” que a criminalidade tem uma relação directa com a cor da pele e a nacionalidade. É que os detidos até eram BRANCOS e PORTUGUESES (será que os senhores ainda sentem «orgulho de sermos brancos»?...).

Ao seu próprio sistema nervoso cuja (estranha) calma até lhe permitiu dizer umas quantas piadas em ambas as esquadras. É o que dá ser palhacito…!

A todos quantos, na hora e já depois disso, mostraram disponibilidade para ajudar o indivíduo no que fosse necessário.

Agora o indivíduo está sem carro. Será por pouco tempo, até ser colocado novo vidro.

Não há-de ser nada… Por uma vez, pelo menos, safaram-se os dedos… e os anéis.

6 inSensinho(s) assim...:

calózita disse...

só tenho a dizer que esses senhores que te assaltaram o carro, até podiam ser brancos por fora, pá, mas de certezinha que eram pretos por dentro - já dizia alguém, como os ovos kinder mas desta vez ao contrário
[atente-se que este meu comentário é, obviamente, irónico! não, é que sei lá, não vá alguém pensar que penso realmente assim!]
e também tenho a dizer que essas gajas que seguiram os ladrões, pá, isso é que são gajas - é assim mesmo, carago!
quanto ao carrito - tudo vai ficar bem (ao menino e ao borracho põe-lhes Deus a mão por baixo). uhm. escrevi isto mas agora está-se-me cá a parecer que este provérbio é um bocadinho pró pedófilo.
hoje só digo (escrevo!) tolices. enfim. ele há dias. é melhor ficar por aqui.
:|

covinhas disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
peciscas disse...

Infelizmente penso que nenhum de nós se pode gabar de nunca ter passado, directa ou indirectamente, por uma situação de roubo.
Mas tu conseguiste extarir desta situação tão desagradável, reflexões positivas, o que é de enaltecer!

Unknown disse...

deixa o carro ligado a 3000 volts, se não eram de cor passam a ser...xcor de laranjas

Mãe Minhoca disse...

Vivam as gajas! Se falares à Tvi, de certeza que fazem tudo para descobrir essas duas Xenas - princesas guerreiras! Com direito a exclusivo do jornal nacional e com perguntas relevantes.

so disse...

UAAAAUUUU

olhando para isto, cada vez me convenço mais de que a minha vida não tem emoção nenhuma! :P