O... ou A...? (uma dúvida em fast food)


Ando inquieto com uma questão que me tem, literalmente, dado a volta ao estômago...


Hamburger... é...

... o hamburger?...

... ou ...

... a hamburger?


(ou seja... é "macho" ou "fêmea"?...)


Eu explico.


Eu digo (e muita gente diz) «UM hamburger» mas há uma mão cheia (muito cheia mesmo) de gente que diz «UMA hamburger»!...

Aliás, de vez em quando vou almoçar a um desses restaurantes que têm um palhaço medonho à porta, sentado num banco ou a fazer que acena à malta... oh!!!!... quero lá que se lixe a porra da publicidade!!!!... De vez em quando vou ao McDonalds e peço UM hamburger e a gaja do balcão pergunta-me (deve ser só para provocar... eu não gosto daquele "tonzinho sonso" deles... com o sorrizinho amarelo de quem tem de ser simpático mas não lhe apetece nadinha... e a pensar «O que eu não dava pra pôr laxante no teu pedido!»... pá... não gosto!...) «UMA hamburger com quê?».

Eu fico per-di-do!!!...

A minha mãe também diz sempre AS hamburger's (ou será "hambuguéres"?...) e eu lá a vou corrigindo à minha maneira para, da próxima vez... ela dizer outra vez o mesmo.
Enfim... a malta esforça-se...

Já inquiri outras pessoas acerca desta questão que divide a sociedade em dois e não cheguei a uma conclusão.

Por um lado, eu acho que a malta se refere ao Bife de Hamburgo, que é, de facto, um bife feito de carne picada e se come (preferencialmente) grelhado.
Por outro, há quem diga que A hamburger é a sanduíche toda, com o pão de sementes, a carne, a cebola, o pickle, ...

Por favor!... Preciso de saber!!!...
O que eu ando a comer é O hamburger ou A hamburger???
(confesso que isto posto desta forma é meio estranho...
e, nesse registo, eu até preferia que fosse A...)


Enfim... Em que é que ficamos?!?



1 inSensinho(s) assim...:

so disse...

sempre achei que ele era macho, mas é possível que não... enfim, mantenho a minha posição: os que eu como são machos, os que tu andas a comer não sei! :)