Jogo 13: Futebol-Deus... XÍS!...


Sou fã da "Bola Branca", da Rádio Renascença.

As notícias da bola, ao fim da tarde (18:15)... Poder saber se o Benfica ainda contesta o golo anulado no jogo contra o Porto... Se, finalmente, vai ser criada uma produtora de audiovisual no Estádio da Luz para fazer DVD's para serem levados aos Ministros do Desporto (ao ritmo que eles vêm e vão!)... enfim... informaçãozinha essencial a todo e qualquer gajo que queira ser – bem à lusitana - um bom chefe de família.

Mas este programa tem um (único) problema. A Recitação do Terço, que vem logo a seguir.

C'um camandro!... O que é aquilo?!?...

Não que tenha alguma coisa contra a oração em causa, bem pelo contrário, mas... no "prime time" da Renascença, que é a altura da "Bola Branca"?... Parece-me mal.
Acredito que não sou o único a mudar de estação ou a desligar o rádio logo a seguir ao indicativo final da "Bola Branca".
Mas rápido!!! Não vá um gajo ainda ter de gramar com os primeiros acordes de órgão de "O Senhor é o meu Pastor... Nada me Faltará"!
Mais uma vez, não tenho nada contra. Só me parece assim uma espécie de “anti-climax” para essa imensa "minoria" de gajos (só de benfiquistas diz-se que são seis milhões e meio, não é?...) que gostam de ouvir as notícias do "glorioso" e do Pinto da Costa, que até se empolgam com as tricas - sempre giras, naquele registo tipo Teoria da Conspiração - criadas pelo "sistémico" "Beato Salú" (leia-se, Dias da Cunha)...

Como é que a Renascença consegue ameaçar (e, na minha opinião, estragar) o seu ponto mais alto nas audiências (a "Bola Branca")... ainda por cima... com Deus?!...

Bom... por um lado, tenho de o dizer, eu até vejo a lógica da coisa.

Sendo que a vocação da Renascença é mesmo ser a Emissora Católica Portuguesa, é justo colocar a Recitação do Terço num horário em que muita gente está a ouvir (em casa, nos carros - nos "táx'es", acima de tudo -, nas tascas... sim... as tascas - esses verdadeiros garantes da sociedade portuguesa, tal como a conhecemos - quase param durante os 15 minutos da "Bola Branca"!... Imaginem o que não é... não servir "copos de três" nem "mínes" a caquécticos mal barbados durante um quarto d'hora!... Ah pois é...! Coisa séria, meus amigos!).

Mas há mais. A Direcção de Programas da RR tem as costas largas com'ó caraças.
Imaginem (assim de repente) a reunião em que se decidiu que o Terço começaria às 18:30, logo a seguir à "Bola Branca"...

- Pá... A que horas é que a gente põe o Terço? Tem de ser num horário nobre, pá. Com muita audiência!
- Olha, pá... Não sei... A gente tem mais audiências por volta das seis da tarde... pá.
- Por que é a gente não põe o terço logo a seguir à "Bola Branca", pá? Mais audiência que a essa hora não pode ter!
- Boa ideia, pá! Mas isso não dará uma quebra do caraças nas audiências? O nosso público de taxistas e tasqueiros não vais desligar o rádio ao ouvir o Pai Nosso, pá?
- Pá... pois isso não sei, pá... Mas também... Se mudarem, a culpa é deles ou... é de Deus!... E quem é que se atreve a apontar o dedo a Deus?!...

Com um argumento destes não havia razão para que os megahertz's dos Pai Nosso's, das Avé Maria's, dos salmos cantados e das Salvé Rainha's não irrompessem pelos nossos rádios, logo a seguir a ouvirmos as novas da trigésima sétima lesão do coitado do Mantorras.

0 inSensinho(s) assim...: