Muito chato é estar "nas lonas"...


É. De facto, é lixado.

Esta altura [do Natal] é propícia a ficarmos mais enrascados com o dinheiro do que o costume.
Prendas aos montes, doces e bebidas para as festas, promoções que não o são... tudo junto, só pode dar numa coisa...!

O mais curioso é a nossa reacção quando vemos só dois algarismos antes da virgula (e dos outros dois algarismos) no talão do MultiBanco da nossa conta à ordem.

E nem sequer estou a falar daquela expressão facial tão característica de quem quer dizer tudo o que é palavrão... mas não pode, porque - a bem dizer - estão muitas pessoas à volta ali perto da máquina também para levantar dinheiro. Essa cara (meio envergonhada, meio furiosa) é só o ponto de partida para o que vem a seguir.
Enfim, como diria um célebre agricultor/técnico de futebol...

«Vocês sabem do que é que eu estou a falar...!»

Pois é.

A malta ainda nem saiu do MB e já vai a pensar «Que é que vai ser da minha vida? Onde é que eu gastei o dinheiro? Vou ter de "apertar o cinto"!...».
E, a partir daí (como se já não bastasse o choque), ainda vem o pior.

Compras no supermercado...

Antes de tudo mais, pegamos no carro e vamos logo para um daqueles supermercados com um nome do género "MaxiDesconto" ou "MicroPreço", a que nunca fomos na vida.

Já lá dentro, andando pelos corredores com o cesto na mão, começamos a pôr de lado quase tudo o que compraríamos normalmente.
Tipo... chega-se à prateleira, pega-se aquele queijo fundido "sem o qual não podemos viver" (pensamento muito comum quando comemos uma sandocha que nos sabe "ao céu") e... volta-se a pôr na prateleira, enquanto se faz beiço (visível ou - algo mais "higt tech" - só... virtualmente; é mais discreto).

De repente, os produtos da marca do supermercado (eu faço sempre caretas a olhar para eles nas prateleiras...) passam a ser os melhores de todo o corredor... e - atenção - em TODOS os corredores!

Damos por nós a comprar mais legumes do que o habitual para fazer mais sopa do que o costume (sim... que é para dar para o resto da semana) e a comprar fruta em promoção («com "um ou dois" toquezitos...», dizem eles; está bem, está...).

Ah... e as Loja's dos Trezentos (realmente, a mudança para o Euro não lhes deu jeito nenhum... Lojas do "Um e Meio"???... Pfff!) passam a ser as maiores fornecedoras dos nossos produtos de limpeza, inclusivamente dos afamados detergentes de marca... "Detergente" (a sério que gosto muito deste pormenor) !...

Enfim... É tão chato estar "nas lonas"...!

Mas, sabem, nem tudo é mau quando isto acontece.
O que é melhor de estar "curto" de dinheiro (para além de, obrigatoriamente, se fazer dieta , o que dá um jeitaço)?...
É, daqui a alguns dias, voltar a ter dinheiro e jurar por todos os santinhos e a pés juntos que «Nunca que NUNCA eu vou beber sumos de laranja da IKE nem comprar cogumelos sem ser da Compal!»...

Yeah... right!...


"NUNCA"... até voltar a ver a porra do talão só com os filhos da mãe dos dois algarismos antes do caraças da virgula.

1 inSensinho(s) assim...:

covinhas disse...

Amigo, mais chato ainda é estar nas lonas todos os meses!! é a minha realidade há uma série de meses!! e o pior é que o talão do multibanco não mostra apenas dois algarismos antes da vírgula..mostra é um número com um sinal de menos atrás!!
mas obviamente que nesta altura é pior...ainda só comprei dois presentes...