A Problemática do Corte da Unha


Acredito piamente que haja, mas não conheço... alguém com menos jeito para cortar as unhas do que eu.

É algo que me ultrapassa. Olho para as unhas dos outros (tento ser comedido na observação... para não pensarem que eu tenho um qualquer fetiche mais estranho ou assim ...) e chego sempre à mesma questão...

Como é possível cortar as unhas com tamanha mestria?!?

Como é que se pode fazer com que as unhas fiquem mais curtas e - ao mesmo tempo - com um aspecto formidável, redondinhas, perfeitas e sem aspecto de terem sido sequer tocadas, quanto mais "amputadas" por um corta-unhas?

Eu... não consigo.

Talvez seja por eu detestar essa tarefa. As minhas unhas ficam sempre numa lástima.
Em vez de redondas... ficam com todas as formas geométricas possíveis e até com outras que roçam a "inovação" (eu acho mesmo que já criei, involuntariamente, novas formas poligonais até agora não reconhecidas pela ciência).
Além disso, não acerto com as pontas. Magoo-me sempre quando chego com o corta-unhas junto da pele do dedo e deixo as extremidades mal cortadas (o que muitas vezes também me provoca a chamada dor).
Mas ainda há mais... se a ideia é fazer com uma unhaca (até ali, grande) passe mais despercebida, então aquela estúpida linha branca que fica depois do corte deita por terra essa intenção e toda a gente vai reparar que a malta acabou de efectuar o desbaste da extremidade da inSensata úngula!...

Bom... é certo que este último problema é menos evidente na unha do pé, mas os outros são equivalentes tanto nas mãos como mais a "sul".

A lima para o aperfeiçoamento do corte da unha podia muito bem ser a solução para este meu imbróglio mas... recuso-me a ir por aí. Porque sou um "puritano". Cortar a unha é com... um corta-unhas!... e o resto são "panelirices"!

Prefiro mil vezes continuar a sair à rua de mãos nos bolsos do que render-me à prática da manicura (e pedicura) caseira, que é coisa muito pouco "macha".
Ah! E gastar guito com que posso pagar umas cervejas num salão de beleza também não está nos meus planos. Por isso.... acho que tenho mesmo é de perder tempo a aperfeiçoar a técnica. Não é assim que melhoramos a nossa performance noutras áreas?...
Claro que também estou disponível para que alguma "manicura" não profissional ofereça os seus préstimos… em regime de "pro bono", evidentemente.
O que é certo é que eu tenho de ter as unhas (bem) cortadas.
Ora... e o que tem de ser... tem muita força.

= = = = = = = = = =

PS: Ao pensar na questão que agora relatei, ocorreu-me que talvez o acto de cortar as unhas possa, eventualmente, num futuro mais ou menos longínquo, ser considerado quase que criminoso.
Se pensarmos que muito do que cientificamente se sabe acerca do nosso planeta foi descoberto através das camadas de sedimentos presentes nos nossos solos, não seria importante conservarmos as nossas unhas sempre intactas para se saber qual o nosso percurso, da nascença até à morte? Parece-me que - muito para lá de falta de higiene – o facto de não cortarmos as unhas podia era ser, no futuro, um importante meio para os antropólogos nos estudarem. E se insistirmos em cortar as unhas… só estamos é a dificultar-lhes a vida, coitados!...

Têm razão… isto é só mais uma maneira de eu me tentar furtar à tarefa de cortar as unhas…

Não gosto! O que é que se há-de fazer?!?...



3 inSensinho(s) assim...:

Didas disse...

Usa tesoutinha! daquelas pequeninas arredondadas!

so disse...

ai, ai...
isto quando um gajo é vesgo não há volta a dar-lhe.

calózita disse...

fazes como eu que já me auto (e hetero tb) convenci de que não sou capaz, mas não sou messsmmmmooo, de levar a cabo uma actividade aparente e teoricamente tão simples como cortar as unhas. de há uns tempos para cá - e isto é ridículo, bem sei - é a minha mãezinha que me faz isso. é que de cada vez que cortava as unhas, especialmente as dos dedões (que no meu caso são mesmo DEDÕES!), as gajas encravavam de tal maneira, que quase era necessária uma amputação. então, desisti.
vou lá a casa e peço, carinhosamente "mãe, cortas-me as unhas". e ela, "vai mas é primeiro lavar os pés". uma querida a D'Ana!