JOHN 3:16


É uma das imagens que perduram na minha memória, a dos cartazes amarelos que sobressaiam no meio das multidões, quase sempre em grandes eventos desportivos. Futebol, basquetebol, ténis, boxe... na bancada, lá estava o cartaz amarelo, agitado até à exaustão, para ser focado pelas cameras da TV.

John

3:16

Confesso que sempre matutei no que aquilo quereria dizer, muito embora nunca tenha perdido muito tempo com isso, já que naquela altura (meados dos anos 80), a minha prioridade era mais... ciclismo... ou melhor... dar umas quedas na minha BMX azul, com amortecedor ao meio do quadro.

Para que conste, "John 3:16" (ou, em português, "João 3, 16") é uma referência bíblica.
«Porque Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu o Seu Filho único, para que todo o que n'Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna».
O versículo até que poderia ter (como terá, certamente, para muita gente) um significado especial... mas a sua utilização em cartazes ostentados em jogos de futebol americano por um tal de Rollen Stewart deveu-se a uma razão que eu considero ser, provavelmente, a mais fútil de sempre.

Ontem, sem querer, encontrei na internet um artigo de uma fulana que chegou a entrevistar este indivíduo. Na peça, ela conta o estranho percurso de vida de Rollen Stewart, que passou, claro, por esta loucura dos cartazes amarelos.

Teve uma infância infeliz. O pai - alcoólico - morreu quando Rollen tinha sete anos. A mãe - também alcoólica - faleceu num incêndio apenas oito anos depois e, dali a poucos meses, a irmã dele era estrangulada pelo namorado.
Estava visto que não havia qualquer chance de que este gajo alguma vez viesse a ser um tipo certo das ideias.

Casou, a mulher deixou-o e a partir daí (como se já não bastasse o que estava para trás) é que a coisa se tornou mesmo muito... "escanifobética".

Largou tudo o que tinha, foi para uma quinta nas montanhas para cultivar... marijuana, ver muita televisão e tentar entrar para o Livro do Guiness, com o maior bigode do mundo (?!?). Aliás, esse foi o primeiro sinal de que o que este caramelo queria mesmo era... dar nas vistas. Em 1976, Rollen achou que haveria de ficar rico e famoso, aparecendo constantemente em frente às cameras de TV (soa a familiar, não?) com uma peruca "afro" colorida, a rir, a fazer sinais de "ok" com os polegares, "coiso e tal"...
Não resultou.

De volta a ver muita televisão, assistiu (em 1980) a um daqueles programas religiosos com pregadores barulhentos. Foi aí que descobriu o versículo "João 3, 16" e partiu, com a sua nova mulher, numa viagem sem fim pelos Estados Unidos para ir mostrar os tais cartazes amarelos em centenas de eventos desportivos em todo o país. Por essa altura, eles viviam no carro e o dinheiro que tinham (de poupanças e donativos) acabou por ser todo gasto nesta louca "missão". Não sem antes ter sido banido de vários estádios, ter começado a ser evitado pelas cameras de televisão e de a mulher ter pedido o divórcio, por ele a ter agredido por (uma vez) ela ter levantado o cartaz que trazia num local da bancada que não era bem aquele que ele lhe tinha indicado.

Os "15 minutos de fama" do pobre Rollen Stewart tinham chegado ao fim. Tornou-se um sem-abrigo em Los Angeles mas não desistiu da tara que sempre teve. Decidiu engendrar outra "personagem" e, de uma vez, colocou bombas (acima de tudo, de mau cheiro) numa igreja, numa livraria religiosa, na redacção de um jornal, entre outros locais. Agora intitulava-se "O Anti-Cristo" e chegou mesmo a fazer uma "lista negra" de pregadores, alegando que só queria chamar a atenção para a mensagem cristã(?!?).
Em duas palavras... QUE GAJO!!!...

Bom... ninguém ficou ferido com as bombas e isso é que interessa.

Em 92, meteu-se na última das suas aventuras, para a qual - sem grandes surpresas - se preparou... a ver televisão, claro.
Encenou um sequestro de dois indivíduos que, não sabendo de nada, se sentiram mesmo sequestrados. A coisa (como não podia deixar de ser) deu "para o torto", houve mais uma pessoa envolvida na trapalhada, ele sacou de uma arma no meio da confusão e acabou preso e - ao que parece - condenado a três penas de prisão perpétua.

Agora, ninguém se lembra de quem é o Rollen Stewart, o gajo que uma vez iniciou a mania dos cartazes amarelos (que ainda hoje se vêem )nos estádios de futebol... mas ele deixou "discípulos".
Este Verão, um louco (que já se tinha metido no meio de uma pista com Fórmula's 1 a passar a 300km/h) atrapalhou o líder da Maratona dos Jogos Olímpicos, para fazer passar uma mensagem supostamente religiosa.
O "streaker" (o gajo que aparece nu em várias competições desportivas - entre elas a final da Taça UEFA, ganha pelo FCPorto em 2003) é conhecido em todo o mundo e até já é patrocinado por um casino on-line.
E, por cá... lá temos o "Emplastro", a quem não se conhece nenhuma motivação religiosa (a não ser que o "fêquêpê" também seja uma religião...) mas que se deve ter inspirado fortemente neste personagem, que... para mim... é, tão somente, um CROMO de todo o tamanho, sem "caderneta" à altura para o "colar".

Aqui fica a desnecessária e imerecida homenagem a este louco que via demasiada televisão.

Porque dos loucos... nem sempre reza a história.
Ainda bem...

1 inSensinho(s) assim...:

so disse...

confessa-me lá uma coisa: sabes o que é um marco geodésico?

(a resposta vai explicar muita coisa!)