Fui afrontado!




Eu não devia estar a falar nisto, já que ainda vivo as consequências da maldita paragem digestiva e o meu estômago (pobre desgraçado) atravessa uma das piores fases de que tem memória (sim; o meu estômago tem memória!... é… especial, ele…!). Mas um gajo não pode facilitar e virar a cara à luta. Como “quem não se sente, não é filho de boa gente”, quando alguém é enxovalhado tem mais é que partir para o duelo. Sem medos!

A verdade é que – a “azia” (literal e figurada) que isto me causa!... – a minha palavra foi posta em causa e ousaram atentar contra a minha tolerância e a minha (quase sempre) boa natureza.

O que se passa é que, pouco depois de ter estreado aqui o estaminé, fiz questão de avisar que havia uma coisa que me fazia imensa confusão e que, por isso, deveria ser posto um ponto final na sua existência, para que não houvesse mais chatices. Falo da Morcela de Arroz, essa verdadeira aberração das variações culinárias, da qual de desconhece o inventor – o que é uma pena, porque assim sempre poderia chegar ao pé do gajo (ou de um qualquer descendente dele) e berrar-lhe a plenos pulmões e goelas: «Ó (falta aqui o nome, evidentemente)! És um asno!!!!».

Ora, tendo eu feito ver ao mundo que a Morcela de Arroz é uma simples “anomalia culinária”, o que havia a fazer era… acabar com essa merda.

Mas não. Na altura (e se o Insensato Leitor quiser perder tempo a verificar, basta clicar aqui), ninguém se manifestou. Ninguém veio em defesa dessa suposta iguaria. Ninguém levantou a garimpa. Ninguém… nada!

Qual não é o meu espanto quando, uma destas manhãs, abro o jornal e leio o seguinte título: «I Capítulo da Confraria da Morcela do Arroz”. Fiquei para morrer! Primeiro, porque ainda ando com o estômago às voltas e aquilo fez-me uma dor-de-barriga desgraçada; depois, porque me senti claramente desafiado e ultrajado.

Quer dizer… quando um gajo fala e tal… ninguém se manifesta. Mas é quando um gajo está sem estômago para aguentar certos e determinados vexames que eles atacam (e ainda por cima são logo uma data deles, os cobardes)! Formam uma confraria (juntam-se ao bando – de “amantes” da morcela adulterada – e chamam-lhe uma confraria… sabe Deus…) e fazem logo uma jantarada só com pratos de Morcela de Arroz, em jeito de provocação-mor!

O desplante desta gente é uma coisa por demais! É que o esquema é verdadeiramente demoníaco! Como se não bastasse o facto de ser uma confraria inteira contra mim, eles convidaram uma porradona de outras confrarias para aparecer na festa. Um convite que – por via das conhecida lealdade inter-confrade – ninguém pôde declinar. Ou seja, é um “mundo e outro” contra este InSensato Autor. Mas eu cá me hei-de aguentar!!...

Garanto que não estou para aturar estes energúmenos que veneram aberrações contra-natura e que mantenho a minha relutância e firmeza no ódio de estimação, tanto à heresia que é meter arroz na (sagrada) morcela, como ao seu (desconhecido) inventor, como ainda aos gajos que agora me afrontam, juntando-se em Leiria no próximo fim de semana.

Não era bonito se ficassem todos com uma dor-de-barriga daquelas “de antologia”?...

6 inSensinho(s) assim...:

Catarina Figueira e Nuno Maçãs disse...

"azia"!!! não será "dor de cotovelo"???

covinhas disse...

já comi disso...é tipico da zona de arganil.comi quando estive por lá...

Zana disse...

mas que raio de coisa é essa?
alguem m saberá CABALMENTE explicar?
***

K@ disse...

Zana:

É isto... http://www.gastronomias.com/enchidos/morcela_de_arroz.htm

Lamentavelmente... é isto.

Zana disse...

Pois bem K@, estou pronta a fazer parte da luta!!;o)
Agr me lembro que tb ja provei isso precisamente na passagem por Leiria....Meu Deus!!!*oP
A questão é que tudo o que seja enchidos... Dá-me uma semelhante volta a barriga que so eu e deus sabemos bem....
Podemos sempre montar um esquadrão "CMA" (conta a morcela de arroz:o))!

so disse...

bahhhhhhhh, odeio morcela! e a de arroz não deve ser melhor! não podia ser antes o Grupo dos Amigos da Chouriça Assada?