NS/NR




Uma das grandes pragas dos tempos modernos é, sem qualquer naco* de dúvida, a proliferação de inquéritos telefónicos, inquéritos de rua e inquéritos porta-a-porta. Às vezes preferia mesmo que aparecesse assim uma invasão de gafanhotos ou algo do género… mas não tenho tal sorte. E pronto!... vindo do nada, lá aparece mais um “cola” daqueles que não largam a braguilha da malta enquanto não se responde a uma data de perguntinhas bregas sobre a utilidade da criação de uma 15ª rede de telefones fixos ou sobre a pertinência da salvação da Formiga Parideira da África Austral.

O que é certo é que (mais vezes do que desejamos) temos mesmo de gramar a pastilha espetada por um parvo que nos aborde e, na melhor das hipóteses, dar vazão às 395 demandas (Ai… as demandas!...) que nos faz de rajada, ou – pior – nem tão de rajada como isso. Sugestão deste InSensato Autor: o preferível mesmo é “chutar para canto”, mentir descaradamente (só para despachar) ou dizer que se opta por não responder a uma data de questões. Pode ser que resulte...! Bater nessa malta, infelizmente, não os demove.

O problema é que, mesmo que se escolha responder correctamente a estes inquéritos, eles têm o condão de fazer um gajo paciente (como Job ou… eu próprio) perder as estribeiras, aquando da percepção da estupidez de respostas que são esperadas por parte do inquiridor (leia-se, um puto qualquer, engravatado e mal nutrido, com borbulhas na cara e um cheiro intenso a Old Spice, a falar rápido – ou demasiadamente arrastado – e com um sorriso aberto, a mostrar ao mundo o dente canino cariado).

Irrita-me solenemente ter de dar respostas “Bom”, “Sofrível” ou “Mau” a perguntas como “O que acha do serviço telefónico da empresa de telemarketing CallAllTheTime?”. Obviamente, eu (que abomino chamadas de telemarketing) teria de responder “Execrável” ou “Hediondo” e não “Bom”, “Sofrível” ou “Mau”! Da mesma forma, parece-me mal que só me dêem estas mesmas opções de resposta quando me questionam “Como considerou o atendimento das promotoras da empresa de perfumes SmellNice?” (aquelas todas giras - boas! -, que nos abordam com aquele ar de quem… enfim… e não nos deixam passar sem nos pegar na mão, a fim de nos colocar um borrifo de perfume e ainda nos cheiram o pulso, fazendo um sorriso sexy no final). Onde é que está a opção “Excelente” ou “Fenomenal”?!? É que “Bom”, neste caso, parece-me claramente insuficiente…

Mas, como já disse, até temos sempre a possibilidade de não responder… o que também me deixa, pessoalmente (ao InSensato Leitor… não sei…), algo irritado. Porque um gajo nem sempre está para responder e o caramelo que nos inquire apresta-se logo a dizer «Ok… Não sabe responder…» … Quêêê?!?! Não sei é o car****, pá! E se um gajo diz «Não é bem assim… Sei responder mas opto por não o fazer, percebeu?!», o gajo defende-se logo com um clássico «Ah… é que aqui só tenho um quadradinho a dizer “NS/NR”, que significa “Não Sabe ou Não Responde”… e a gente atalha e diz “Não Sabe Responder”…». Isso põe-me nos píncaros! Quem é o gajo para achar que é mais esperto do que eu?!? Aposto que ele nem sabe (em 80% dos inquéritos, no mínimo) sobre o que é que está a sondar o público!!...

O supra sumo dos pináculos da minha exasperação dá-se quando me capacito que esta porra dos inquéritos e sondagens não servem para mais do que, poucos dias depois, surjam aquelas notícias parvas que começam sempre por “Um novo estudo concluiu que a maioria dos portugueses…”! Qual maioria dos portugas, qual quê?!?! Se essa malta chateia para aí umas mil ou duas mil almas (pachorrentas que perderam tempinho precioso a ouvi-los) já foi muito! Aliás, duvido mesmo que a maioria dos cidadãos deste país passe em três horas ali na Rua Augusta!...

Já agora, InSensato Leitor, o que achou deste InSenso?

1Bom
1Sofrível
1Mau
1NS/NR



= = = = = = = = = = = = = = =

* eu sei que “naco” não é o substantivo correcto a utilizar, mas… chamem-lhe... liberdade criativa!...

2 inSensinho(s) assim...:

Wakewinha disse...

Eu devo então ser uma sortuda, pah! =P Eu raramente dou com estes tipos dos inquéritos telefónicos! Acho que o segredo está na não proliferação do número de telemóvel! ;)

E nem de propósito, hoje também postei sobre pragas! Diferentes! Mas ainda assim uma praga pegajosa... Ehe ehe ehe... =D

calózita disse...

eh pá, definitivamente, NS/NR!