Papá, que fazes tu?



Os americanos, sempre sedentos de serem inovadores no que quer que seja, têm - desde há alguns anos a esta parte - o "Bring-your-kids-to-work-Day", ou seja, o "Dia-de-trazer-os-putos-pró-trabalho". O conceito, basicamente, consiste em a malta levar a prole para o emprego, para que a miudagem veja (e aprenda) o que a paizada faz e, por vezes, ainda para desempenhar (assim em modo de brincadeira) funções semelhantes às dos papás na empresa onde trabalham.

Ora... sobre o conceito em si... não se me oferece dizer muita coisa, confesso. Só que a coisa não é assim tão inovadora como eles pensam.

Vendo bem, isso já é feito por cá, "a torto e a direito", há um tempão!... A diferença é que, lá, a malta leva a filharada para o emprego... porque quer (e até porque os patrões valorizam os empregados que, de facto, levam a miudagem e tal). Já cá... isso acontece quando não há outra alternativa ao fecho temporário do infantário ou da escola dos miúdos ou porque a mulher teve de ir visitar os pais (e maridinho ir ver os sogros... está bem está!...), deixando a miudagem sem "guarda". Ah... e o patrão - quando chega a saber da presença do(s) fedelho(s) no local de trabalho - não fica propriamente agradado com isso... bem pelo contrário.

E, quanto a inovações... meus amigos... não sei onde está a dúvida!... Inovador, inovador é a putalhada ir para o trabalho dos adultos... sem pais e sem nada, pá! Quantos não são os pirralhos que cumprem esse "Bring-your-kids-to-work-Day"...todos os dias!... Na construção civil, nas fábricas de calçado e de vestuário, nos restaurantes... Aí, o patronato já não torce o nariz, não senhor! Até agradece... a não sei que venham os paizinhos pedir trabalho também... sim; porque - nestes casos - isso de criar o "Bring-your-parents-to-work-Day"... parece-me estar fora de questão.

1 inSensinho(s) assim...:

so disse...

bem visto, sim senhor. e de insensato, este não tem nada.