Dr.:To be or not to be?


Para quem não me conhece pessoalmente, aqui fica uma pequena dica para me verem "virado do avesso", assim como que prestes a deitar uma casa abaixo sem precisar de uma daquelas máquinas grandes da construção civil, com uma bola de ferro pesadona na ponta de um cabo de aço com a grossura da perna de um gajo. Chamem-me de "Dr." ou "Senhor Dr.".

Aí, - podem crer - a irritação é mesmo um dado adquirido e o passo seguinte é a malta proferir uma pequena pérola das expressões da língua portuguesa, tal como um "Dr. é o car***o que te f**a!" ou "Se fosses à merdinha mais o Dr.zinho não se perdia nada, não!"...

Que eu sou um tipo licenciado... sou. Embora não se note nada, bem sei. Tirei o canudo em Comunicação Social e até tenho um Bacharelato em Comunicação, que é uma coisa tão pomposa como praticamente inútil.

Ok... sou licenciado. E a pergunta que se impõe é... "E quê?!?!". Não vejo como isso possa fazer de mim um Dr.! Ou, melhor, um DOUTOR. Não fiz (nem penso fazer) Doutoramento! Por que raio me hão-de encher a moleirinha com essa porra de "Dr., isto... Dr., aquilo..."?!? Arrrrre! Lá porque mais de metade deste país adore ser chamado de Dr. logo que chegue à faculdade (para lá andar durante uns quinze anos, fazendo uma - ou meia - cadeira por ano lectivo) e EXIJA tal tratamento quando, de facto, termina o curso - seja ele de Medicina, Técnico de Contas ou Coçador de Micoses em Ambientes Diversos (grau equivalente a Técnico Superior de 2ª Classe)... disso, eu NÃO TENHO CULPA! Simplesmente, não gosto e não vejo jeito nenhum nessa coisa de me tratarem de Dr. só "porque sim".

Ora... se não fiz Doutoramento, não me deviam tratar por Doutor... ou então estão a intitular-me de "médico" (Doctor)... o que é ainda mais parvo.

O que me chateia mesmo é quando peço para não me tratarem assim e a reacção é de estranheza (no mínimo) e quase escândalo (a maior parte das vezes). Talvez por eu ser um dos muito poucos que nos Bancos fazem um cagaçal para que não apareça "Dr" antes do nome nos cartões MultiBanco, as pessoas não compreendem que isto de ser ou não ser "Dr." é uma questão de somenos importância, que só se torna importante para quem nada mais tem para mostrar que um título honorífico.

Caríssimos: Deixem-se lá dessa merda de tratar por Dr. tudo o que anda e emite sons (sim.. porque alguns nem falar sabem), porque não tarda estamos a chamar Doutor a um qualquer bicho do mato que rasteje por detrás de uns arbustos, pá!

Isto aplica-se a todos os que, não sendo "Dr.'s", nos tratam assim a pensar que nos passam a mãozinha pelo pêlo (a chamada graxinha) e os outros (tipo... os nossos chefes e superiores em geral - muitas vezes que nem sequer licenciados são...) que se dirigem a nós com "ó Sr. Dr., ... fazia-me isto... e, já agora, aquilo..., sim?..." só para que nós respondamos "Sim, Sr. Dr.! É pra já...!".

Esperem um bocadinho que isto do pedantismo causa-me umas náuseas imensas...
Vou ali vomitar e já volto, ok?

5 inSensinho(s) assim...:

Didas disse...

Pois. Também acho ridículo embora não bata em ninguém.
Mas o pior foi passarem-me um cartão no banco com dra no nome e depois dizerem-me que não podiam tirar porque o título é assumido automaticamente.
É mau! E eu não tenho culpa!

Miguel Branco disse...

k@, felizmente não sou Dr., mas falo com eles.
A propósito disso, já disse o que tinha a dizer lá no meu burgo.
Mas piores são os Drs da mula russa...
Saudações esbranquiçadas

so disse...

ora bem, no dia em que o título me valer um emprego justo (ajustado à minha pessoa, portanto) ainda vá, chamarem-me Dr.a So. até lá pode ficar mesmo assim.

no outro dia ri-me tannnnto: entro na optica para ir buscar as minhas lunetas, já dotadas de lentes novas - que isto só tende a piorar - e diz a menina: «Bom dia, sôtora! - a esticar o olho para a minha ficha - os seus oculos já estão prontos!» e eu não me aguentei´e desmanchei-me a rir.

K@ disse...

Sim... porque ainda alguém me há-de explicar quem foi o energúmeno que se lembrou que chamar "Sôtor" (ou "xôtor") a alguém iria agradar ao visado...

E mais... Porque é que quando a gente chegou ao ciclo começou logo a chamar os professores de "S'tôr"?!?

so disse...

eu não, eu chamava de «sôr» e «sôra». mas normalmente eram eles que me chamavam a mim :P