"Se...voar não beba"?!? Tretas!!!



Nos Estados Unidos anda tudo (literalmente) a bradar aos céus por causa de uma polémica… aeronáutica. Ao que se diz por lá, há pilotos de voos comerciais (aqueles com várias centenas de passageiros) que trabalham com uns copos a mais, tanto em voos internos como internacionais.

Ora… eu não percebo o porquê de tanta polémica.

Tudo bem que pode sempre prevalecer a velha máxima do “se conduzir, não beba”… mas isso nem sequer é bem o caso (a malta não está na estrada mas sim no ar… portanto, não se conduz, mas… pilota-se) nem muito menos me parece descabido que essa malta porreira que nos guia lá em cima beba uns shotezitos de bourbon ou de Tequilla Bum Bum antes de entrar no Boeing ou no AirBus.

Se qualquer um de nós tivesse de levantar e fazer voar um monstro de centenas de toneladas com uma data de gente lá dentro, a vários milhares de pés de altitude e lá tivesse de aguentar-se durante horas a fio até chegar a um destino a milhares de quilómetros que, na verdade só se vê 3 minutos antes de lá chegar ( a bem dizer… até lá, só se vê nuvens)… ai!... era certinho que também enfiava umas goladas de Moscatel ou Vinho do Porto… para acalmar os nervos!... Disso eu não tenho dúvidas!

Mais a mais, lá em cima, não há bófia que mande parar um avião que ande meio aos “ésses” por cima do Atlântico. A parvoíce que não seria uma Operação STOP ali na zona dos Açores, com a BTA (Brigada de Trânsito Aéreo) da GNR a mandar encostar (encostar onde?... não há bermas!!!...) e ter de subir àquela janelinha pequena do cockpit para pedir os documentos ao piloto, antes de o mandar soprar no balão…
Era pior a emenda que o soneto!... O avião parava, caía logo e a GNR (sempre sábia, como é do conhecimento geral) ainda alegava que o consequente desastre se teria devido a uma “mais do que óbvia” não ida do “veículo” à inspecção obrigatória.
Por isso, parece-me certo que os pilotos emborquem umas copanázias bem afinfadas, até porque… o que se quer é alegria no trabalho!... e o álcool só raras vezes é que não anima um gajo.

Os americanos são paranóicos e o resto do mundo – pelos menos, espero eu… – sabe disso.

Quem sabe se os pilotos não estão só a comemorar o facto de terem conseguido tirar o brevet de voo comercial? Aquilo é tão difícil de conseguir que, uma vez tirado, só deve dar vontade de beber um champanhezinho para assinalar o feito, pá!... E temos de ser solidários com a felicidade dos outros… ou não?

Se eu soubesse que o piloto de um voo meu estivesse com os bofes a tresandar a uns tintos… eu não tinha mais nada... ia ter com o “mano” e propunha-lhe logo que a malta do avião todo se juntasse à festa e fizesse uma febrada “daquelas” na copa ou no porão!... Com tanto medo que a malta tem de voar… poucas coisas eram capazes de aligeirar essa situação de uma forma tão positiva como umas febras, umas bifanas e umas entremeadas devidamente acompanhadas de uns “copos de 3” de bom tinto ou, no mínimo, de umas cervejas fresquinhas.

Mas tinha de ser toda a gente mesmo!
É que eu estou farto de ver para aí malta a divertir-se sozinha nos aviões e acabar a partir tudo porque mais ninguém está na mesma onda!... não está correcto, isso.
E, claro… há que acabar com as discriminações; porque em mais de metade das vezes que vejo essa malta que se porta mal nos aviões (claramente, porque os outros – parvos – não quiseram entrar também na brincadeira)... os detidos eram famosos!

E eu pergunto…
Porque é que só esses é que se divertem, bebendo uns copos valentes, apalpando as hospedeiras e brincando a esse jogo inocente que é o “Apanha aí com um sapatinho meu nas trombas, ó parvalhão do banco da frente!”? Porquê?

Se o livre consumo de álcool fosse extensivo a todos os participantes de um voo é que era bom!
Encontrávamo-nos todos ali nas Bermudas (é uma zona meio triangular, onde a malta se perde muito...), que tem um tempo fantástico e umas praias boas... fazia-se um luau de todo o tamanho!


Seria uma festa "de morte"! Espectáculo!!!...


2 inSensinho(s) assim...:

Didas disse...

Boa! Vou arranjar um aviãozito para vir pó emprego todos os dias e a GNR nunca mais me chateia.

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

eu acho que essa polémica se deve a um dos efeitos do alcool, sobretudo em altitude: retenção de liquidos. Ninguém quer que pilotos e hospedeiras comecem a ficar com as pernas inchadas! é simples amigo, K@

e é só por isso que concordo com o controle.