Tanto cabelo branco!...


É oficial!...
Estou a ficar velho.

Não que me sinta particularmente mal com isso, mas também não me custa admitir que o facto de sentir que estou a envelhecer me faz alguma confusão.

E como é que um tipo com pouco menos de 30 anos se sente um "cota"...?
Por causa da porra dos cabelos brancos.

Tudo começou aos 23 anos.
O meu primeiro cabelo branco surgiu-me no escalpe, posso dizê-lo - com a frontalidade possível -, como que "à traição".
Sozinho... discreto... mesmo pela calada... o energúmeno alojou-se bem no meio da minha cabeça, por cima da testa, numa zona onde outrora (nos anos 90) tinha "morado" uma proeminente e "gelificada" popa. Ora... o mais aborrecido, para além do próprio surgimento do "branquinho" (como pouco depois foi intitulado... não por mim, está visto), foi que a descoberta dessa nova e deprimente realidade não foi feita por mim, mas por uma moça que, no meio da rua, interrompeu a conversa que estávamos a ter para, de indicador em riste, dizer «OLHA UM CABELO BRANCO!!!! TENS UM CABELO BRANCO AQUI, OLHA!!!! AQUI!!! XIII!!! QUEM DIRIA, PÁ?!?! TU...COM UM CABELO BRANCO!!! PÁ... NEM ACREDITO!!!! UM CABELO BRANCO!!!...».

Escusado será dizer que esse episódio ficou marcado para todo o sempre nos meus "arquivos" dos acontecimentos menos felizes da minha existência...

Desde então, mais cabelos brancos surgiram e, entretanto, eu acabei por aprender a conviver com esse facto.
À medida que mais "branquinhos" foram aparecendo, eu fui dando "conversa" a quem fazia questão de ir assinalando o facto.
Fui dizendo que é algo congénito (o meu pai também tem bastantes cabelos brancos, e parece que surgiram da mesma forma) e, acima de tudo, que é um sinal de charme e tal... coisa que nunca vingou. Não percebo porquê...
Charmoso (por causa do cabelo branco) nunca ninguém me chamou. O mais que consegui foi um "carinhoso" (acredito) «Estás a ficar cota!». Enfim...

Apesar de tudo, este processo de "aquisição forçada" de uma nova tonalidade no meu couro cabeludo foi correndo bem ... até agora!...
Há uns dias, reparei - com apreensão (que é o mínimo que eu posso dizer) - que os meus cabelos brancos estão a nascer... assimetricamente!

Ele há coisa mais parva do que isto?!?...
Um gajo já tem de viver com uma precoce alteração de estatuto (de "jovem com pêlo na venta" para... "cota") e agora descobre que há mais "branquinhos" do lado direito da cabeça do que do lado esquerdo?!?
Olha porra!!!
E só há uma coisa pior do que um tipo sentir-se... ...bem... ... velho.
É aperceber-se que está a envelhecer... mal!

Será que isto é sinal de que vou ser um "velhadas" jarreta e mal-humorado que mete medo aos putos só pelo olhar ameaçador
(feito sem querer) e quase imperceptível no meio de caóticas cabeleira e barba fartas e grisalhas, sobre quem se inventam histórias de possíveis casos de homicídio "há muitos anos atrás"?...

Espero bem que não!
Aliás, pensando bem, acho que me estou a deixar levar "um bocadinho assim" demasiado por uma simples assimetria do nascimento dos meus cabelos brancos.
Bom... acho que... talvez... não fosse pior continuar com aquela do charme que um rapazola de quase 30 anos ganha com uns cabelos mais claros do que a grande maioria dos representantes da pilosidade capilar.

Não vou pintá-los. Isso é certo.
Pelo menos, lá vou sendo chamado de "cota" e logo a seguir fazem-me um sorriso.
E que mais pode um "pobre velhadas" (como eu) querer?!...

: )

5 inSensinho(s) assim...:

K@ disse...

Bom... se eu me ponho a falar da minha barba... que teima em ser ruiva...

:s

Didas disse...

Pois eu cada vez curto mais ser cota! Mainada!

so disse...

barba ruiva deve ser bem giro! já os cabelos brancos assimétricos... bem... é a vida... que posso eu dizer... uma coisa original... tipo: «tás a ficar cota»!

e agora para amenizar toma lá o sorriso carinhoso:

:)

covinhas disse...

solteirão...aposto que esse tom cajou que viste era o meu...bem me parecia que ficaste roidinho de inveja...

K@...podes sempre pintar o cabelo, por forma a que este combine com a barba...ficavas assim com um ar mais "cenourinha"... ;)

so disse...

muchas gracias pela menção honrosa. adorei o promenor da camponesa! :)