The Last Guy Standing...


Sou um fã incondicional de certos brinquedos, sobretudo se forem antigos.
Não me esqueço de uns... tipo piões, mas com uma base. A malta pressionava várias vezes um manípulo colocado no topo do "pião" e ele rodava sobre a base, fazendo figuras em espiral com umas cores fantásticas. Esse está, definitivamente, no meu "Toy Top".

Outro que está lá "bem em cima", também sem dúvidas, é o Sempre-em-Pé.

Penso mesmo que dificilmente haverá um brinquedo que venha a superar a genialidade do fenomenal Sempre-em-Pé.
Tão simples e, afinal, tão... ... haverá um adjectivo que lhe faça a devida justiça?!...

Nunca me preocupei em perceber o conceito do Sempre-em-Pé, mas calculo que aquela parte de baixo, arredondada [ou deverei dizer "esférica"?...], deve ser feita de uma matéria sólida e significativamente mais pesada que a oca (jugo eu) parte de cima, normalmente em forma de um colorido e sorridente palhaço, bebé, animal...
Uma fórmula tão básica e com resultados tão magníficos que só se pode mesmo vergar perante as evidências...e ser um fã, como eu sou.

Quem diria que um boneco que (ao contrário dos outros todos) não pode ser deitado teria o sucesso que sempre teve?
Qual é a função do Sempre-em-Pé? Estar sempre em pé!... Apesar de todas as "sevícias" que um puto lhe aplique... estar de pé é o "trabalho" do... Sempre-em-Pé!
Acho que é o divertimento pela insistência, pela irritação e pela luta contra o inevitável. O Sempre-em-Pé vai ficar... sempre em pé.
Não há "ciência" nenhuma nisto. Não há quem alguma vez venha a deitar um. Mas tentar é tão divertido... que (miúdo ou graúdo) não há quem não insista em dar umas valentes safanadas no Sempre-em-Pé, mesmo sabendo que é uma batalha perdida.

E "bunituu" que é!...
Quanto mais antigo for, mais bonito ele me parece. Nos anos 50 e 60, que detalhe era posto na decoração de cada exemplar!
Muita cor garrida, um cuidado especial na pintura da cara...
Lembro-me de um que vi em tempos. Era um miúdo de bochechas rosadas e cabelo cor de rebuçado de caramelo, feito em metal.
No fundo.... era meio estranho, porque o tronco era magrinho, "vestido" com uma camisa branca e uns suspensórios... e a parte de baixo... "goooooooooooooorda", por obrigação do sistema que fazia com que o puto fosse um Sempre-em-Pé de pleno direito.

Agora, já não se fazem desses, com aquela pinta toda. Parece-me que, hoje em dia, os Sempre-em-Pé's são todos de plástico, mas já vi um (bem catita) de madeira e acho que também já vi em peluche, para bebés.
Seja em que forma ou material for, na minha opinião, um Sempre-em-Pé será sempre um verdadeiro embaixador da bonecada, sempre disposto a defender a (actualmente tão badalada) "verticalidade" na classe do entretenimento infanto-juvenil (e, já agora, por que não, adulto também... a ver pelo meu exemplo!...).

Lá está... tão simples e tão genial.
Viva o Sempre-em-Pé!

7 inSensinho(s) assim...:

Unknown disse...

Viva!

Didas disse...

Eu tive uma Nancy com casaco de peles!!! :-)

so disse...

eu tive um barriguita mulato! já na altura era o meu favorito! :P

mas o brinquedo que eu mais usava era uma daquelas coisas que se metia a argola num pé e se punha a andar à roda, e depois com o outro pé saltava-se por cima. grande confusão que eu fiz "práqui"... enfim, e na ponta era uma Bota Botilde! adorava. claro que quem fosse apanhado hoje, com uma bota botilde em casa, podia ter problemas sérios com a PJ...

K@ disse...

Dessas cenas, também havia umas com um limão na ponta... e até outras com um contandor de voltas!...

Mas essa porra era muito High-Tech e o K@zito não era um gajo muito avançado.

Ainda hoje não é...! : [

:-)

so disse...

pus um link pa ti. se quiseres cobrar direitos e essas coisas podes contactar o meu advogado.

Unknown disse...

Epá... Sabes que os Conguitos, na embalagem laranja, são apelidados pelos alunos de Psicologia dda UM como "Psizitos" (o curso é laranja). É de facto o melhor snack de sempre... Aliás, toda a tua tese do dia 5 poderia ser subscrita por mim...
Nós e os chocolates damos um belo par:)

covinhas disse...

eu curtia mesmo eram os meus carecas...e também uma boneca com cabelo aos caracois que cantava....partia toda, uns tempos depois. entretanto o meu pai deu-me uma boneca de trapos, toda em tons de cor de rosa. adorava-a, mas adorava mesmo...e o meu irmão queimou-lhe os cabelos na lareira...ohhh..o que eu chorei.

e depois havia os brinquedos mais de rapzaz: o berlinde. lembaram-se??eu adorava jogar oa berlinde. era boa naquilo. e também gostava de jogar ao pião...será que ainda o sei lançar??