RENTRÉE



Já quase não vale a pena chorar de novo sobre este “leite derramado”. Não tive férias, não vou ter… é um caso perdido e não mais achado. Não há nada mais que se possa fazer acerca disto, infelizmente. No entanto, para quem tem férias (ou teve – porque, entretanto, o ócio acabou-se), há sempre uma realidade inevitável: a rentrée.

A rentrée – diz quem a vive – pode ser algo de tão agradável quanto o regresso ao convívio dos amigos, às festas, à folia… como tão deprimente quanto a volta ao trabalho, aos ofícios, às guias de remessa…

O que é certo é que toda a gente “rentra” (que é – no meu entender – a forma verbal mais correcta a usar; eu rentro, tu rentras, ele rentra,… não?...). A malta trabalhadeira “rentra” (atenção!... lê-se “rântrâ”) porque volta ao emprego. Os putos em idade escolar “rentram”, porque regressam às aulas. Os políticos (embora nunca se dê bem por isso) também “rentram”, pois voltam às lides mais activas dos comícios, da Assembleia da República, eleições e coisas desse género.

Aliás, essa rapaziada da política faz mesmo questão de celebrar a rentrée com engraçadíssimos comícios onde, em mangas de camisa, se mostram os quilinhos ganhos durante o tempo que se passou na Praia do Vau e o bronzezinho foleiro, típico de quem mais nada fez do que estar a borrifar-se para tudo o que é… crise, por exemplo. E é vê-los, a tentar pregar aos peixes (leia-se, gajos tesos como o carapau – como eu – que bem tiveram de trabalhar o verão inteiro, sem direito a férias nem compensações). Lá estão aos berros, do púlpito, de dedo em riste, a tentar fazer passar a imagem de indignação para com o «erros feitos» por todos os governos que não os da sua cor… Enfim… sempre a mesma coisa! Sempre o mesmo divertimento… só que em versão rentrée (sem dúvida, “muito mais” sofisticado!).

Também o Jet-Set tem a sua rentrée que, na sua essência, consiste igualmente no que fazem todo o ano… incluindo no verão! O que acontece, no caso desta malta é o seguinte. Durante 10 meses, eles vão às festinhas de Lisboa. Nos outros 2, eles vão às festinhas no Algarve. Quando chegam ao Algarve, eles fazem uma festa de arromba (a “Festa de Abertura Oficial do verão” – não se iludam!... o verão não começa a 21 de Junho!… só começa quando há a tal festa do Jet-Set!... Estes gajos não brincam…) e quando se vão embora, fazem também uma festa para “fechar a saison” – lê-se “cézõ” – mas claro que muitas outras ficaram pelo meio. No entanto, isso não lhes basta, porque a rentrée (que é para aí 1 ou 2 dias depois da última festa no Algarve) tem de ser assinalada… com mais uma “festita”, tal é a fomeca de copos, de “Cáturréira!!!” e fotografias de revistas cor-de-rosa que esta gente tem…! Impressionante!...

Indagar-se-á o InSensato Leitor (que é uma coisa complicada de fazer; indagar-se não está ao alcance de todos!…) por que raio abordo eu esta temática. Simplesmente porque, se toda a gente rentra… eu não rentro. Não tenho a chance de o fazer… porque não saí… para agora rentrar. Sim… eu sei. Pode ser considerado dor-de-cotovelo e assim, mas eu quero mais é que se lixe.

Um facto (apenas um; o resto são só palermices minhas) é certo. Hoje assinala-se a rentrée aqui no burgo. Que mais não seja, a rentrée dos InSenstatos Visitantes, ao longo do passado mês a banhos numa qualquer estância litoral ou interior, certamente, não visitada por este vosso amigo.

Bem-vindos a todos! Ou, melhor, bem rentrados sejam! Já sabem que para entrar não precisam limpar os pés. O parquet do chão do blog continua a ser fácil de limpar…!

2 inSensinho(s) assim...:

calózita disse...

ai, ai, desgraçadinho do K@, que não vai ter férias. não. por mais que tentes não me fazes sentir culpada!!! estas férias que tive foram tão, mas tão merecidas, hombre! eu já não tinha férias verdadeiras vai para 5 anitos. ah, pois é. mais um ano e abilolava de vez.
agora, quanto à rentree, xiii, tá mesmo a custar como o caraças. a minha "synapse rate" está ainda longe de ser a adequada para contexto de trabalho e mais de metade dos meus neurónios estão ainda submersos no tédio das águas tépidas, e a cheirar a enxofre!
ai como a vida é madrasta!

so disse...

nem me fales em festas e jet set. este fimde semana, em apenas uma hora de tv, consegui ver 3 reportagens diferentes sobre a bosta do encerramento da Casa do castelo! fuck!