Costa(s)



Numa discussão decorrente do infortúnio de uma amiga minha que se queixava de fortes dores nas costas, surgiu-me uma daquelas dúvidas que me põem azamboado toda a santa vez que sou “forçado” (pela minha natural InSensatez) a matutar sobre coisas como esta.

Dizer “as costas”, ou seja, tratar essa parte do corpo como plural… será correcto?

É que, se bem me lembro, as costas são… só uma… e não duas! Portanto, o natural era que o nome fosse a costa, no singular. Certo...?

A minha amiga – queixando-se amiúde das intensas dores que ia sentindo – argumentou que as costas são compostas de duas partes: a direita e a esquerda. Eu, obviamente, discordei e disse-lhe para ir tomar uns analgésicos, que essa coisa de ver “lados” e “partes” diferentes nas costas passava-lhe logo que era um mimo!...

De facto, mesmo que, naturalmente, as costas tenham um lado direito e um esquerdo, isso não as tornam diferentes de uma testa ou de uma barriga, sabiamente apelidadas com nomes singulares (até porque “testas” e “barrigas”, nesse contexto, soaria pessimamente – há que dizê-lo).

Os casos d'os olhos, d'as orelhas, d'os pés, d'os braços, d'as mãos, d'as pernas (énde sóióne énde sóióne… énde sóióne…), a mim – e a toda a gente –, não me levantam qualquer dúvida. São plural e não se fala mais nisso.

o nariz… é composto de duas narinas, mas tem nome singular. Talvez não devesse. Talvez fosse mais acertado deixar só o nome das narinas, mas o “invólucro” nasal acaba por justificar a congregação das narinas num órgão só e, como tal, designado singularmente.

Um caso ambíguo é o d'o rabo. E falo de todo o espectro rabal e não só da cavidade localizada bem ao centro da coisa, ok? Ora… o rabo é composto (e até podia ter essa “desculpa”) pelas nádegas (também conhecidas, simpaticamente, como nalgas, nadegueiro e nalgueiro – que são denominações que eu gosto particularmente)… que são, claramente, duas e bem diferenciadas, não havendo junção congregadora (será que existe esta palavra? O Word não reconhece… mas a Microsoft que se lixe!...) num órgão só, como no caso do nariz.

Parece-me, então, tão descabido que o rabo tenha nome singular quanto as costas tenham nome plural.

Sim… eu sei… Às vezes até para mim é complicado tentar perceber porque é que perco tempo e desgasto a mente com temas tão pertinentes quanto este...!

3 inSensinho(s) assim...:

so disse...

bem, não sei... mas também vestes as calças, usas os óculos...

vou meditar sobre o assunto.

Vladimir Kaspov disse...

Concordo contigo.
Talvez a evolução humana nos leve a um ponto em que as costas passem a ter um rego no meio,à semelhança do "cagueiro"(esqueceste-te desta designação),aí já haveria justificação para usar o plural para designar esta zona da retaguarda.
Seria vantajoso para quem ganha a vida a vender lingerie, imagina um novo fio dental para as costas!...

pedro oliveira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.