"Sequim, sequim"... como o Dodot

A televisão por cabo é tramada, manhosa e furtiva. Nas horas mais insuspeitas, num zapping perfeitamente inocente, a TVCabo surpreende-nos com alguma coisa com que, inesperadamente, acabamos por ficar de boca aberta.

Esta madrugada, a rondar as 3 horas da matina, por exemplo. AXNDiscovery TurboCanal História (a essa hora pouca coisa há de jeito para ver, infelizmente)… Sailing Channel… Até que, de repente, num outro canal qualquer (sei lá eu qual… àquela hora!)… o Sequim D’Ouro! Esse “mega” mini-concurso internacional infantil da canção italiano!... Mítico!... ainda que em versão mítico-depressivo, entenda-se.

Quem diria que, por volta das 3 da manhã, houvesse uma reposição do Sequim D’Ouro para ver numa estação emissora de televisão que se quer – acredito – afirmar como credível? Mas, sim, havia mesmo.

E lá estavam os miúdos… (pseudo)cantando… Um pirralho na frente, vestido de marinheiro ou escuteiro; os outros – o coro – atrás, todos vestidinhos de uniforme “tipo colégio interno”, a cantar de olho arregalado e a dançar em pequenos pulinhos (perdão… pequenas mas enérgicas flexões dos joelhos, que não constituem bem pulos, mas parecem) e fazendo movimentos de vaivém com os ombros, ora para a direita, ora para a esquerda. As músicas, quase sempre iguais, sobre um simpático hipopótamo que sonhava saber cantar ou sobre uma cegonha distraída que não sabia o caminho de Paris até à casa onde havia de deixar o próximo bebé… Enfim… O mesmo de todos os anos.

No entanto, e ainda que não tenha por ali ficado muito tempo, antes de voltar a usar o comando, não pude deixar de me interrogar… duplamente.

Primeiro… isto de passar reposições do Sequim D’Ouro às 3 da madrugada… não será coisa para ser um “piscar de olho” a um nicho do mercado das audiências pouco explorado pelos canais generalistas? A saber… essa “imensa” mol de pervertidos que gostam de ver criancinhas em uniformes quando já o resto da malta está a dormir há muito. Esta questão perturbou-me e rapidamente passei a seguinte…

…que é esta: Quem será o fornecedor de Ecstasy para os miúdos daquele coro do Sequim D’Ouro?!? Da maneira como reviram os olhos e com aqueles movimentos “electrizados”… os miúdos não enganam. Estão “narsados” de todo, é o que é. Só lhes falta mesmo um par de óculos escuros… mas, assim com’assim, também não há luzes coloridas nem psicadélicas. Aquilo é tudo muito luz branca e pouco mais. Deve ser por isso que os putos não têm absoluta necessidade dos RayBan’s mas também acabam por sofrer um bocado com tamanha claridade, revirando os olhos cada vez que abrem a boca.

Estas e outras perguntas surgem inesperadamente. Tal como, de resto, o Sequim D’ouro aparece na TVCabo às 3 da matina. Completamente sem aviso e com tudo para nos deixar acordados por mais umas boas horas, pela comoção intelectual que tudo aquilo provoca.

Ainda “ouvi” os “sinos” às 4 da manhã. Mas por essa altura, noutro canal, já via a biografia de um rei qualquer medieval da Europa Central. Ao que fiquei a saber, também ele revirava os olhos desalmadamente. Mas a verdade é que os documentos históricos não comprovam esse facto e, dessa altura, também não há relatos de que o Ecstasy já tivesse sido inventado. Desconfio que o problema ocular do monarca talvez não fosse por causa disso, então.

0 inSensinho(s) assim...: