Crónica de um Resfriado do Camandro

(ou, simplesmente,... "Atchiiim!")


Tenho estado muito constipado. E... estar constipado... é uma merda.

Obviamente, isto não é novidade para ninguém mas poder dar largas à raiva causada pelo meu lastimável estado de ranhosice em permanência nos últimos dias é assim como que um acto de purgação em relação ao maldito resfriado que apanhei por causa de 3 aguaceirozitos com que levei no cocuruto da cabeça.

Há 5 dias que ando nisto!...
Começou com uns simples espirros soltos e ontem até tive de ficar de cama à conta da brincadeira.

Primeiro, é a chatice dos Atchim's de 12 em 12 segundos e as assoadelas de meio em meio minuto; mas logo a seguir, com o resfriado, vêm sempre uma data de "penduras" (os do costume) perfeitamente dispensáveis mas que insistem em pegar a boleia dos micróbios. Olhos a lacrimejar, nariz entupido, dor de cabeça, tosse, dores no peito, ouvidos a tinir, garganta inflamada, mau dormir e, pior que tudo, a mania dos outros nos chamarem "Santinho" a torto e a direito ou de nos dizerem «Saúde!» quando, claramente, isso não é coisa que abunda pelas nossas bandas.

Mais. Soltamos uns míseros espirros e, de repente, toda a gente sugere canja de galinha, sumo de laranja, chá de limão, leite quente, mel, sopas várias e mais uma data de mezinhas com ervas de todos géneros, bebidas destiladas e, claro, muita cama e descanso. Esta última parte, confesso que até nem é má... quando NÃO HÁ espirros, Ben-U-Ron's e termómetros à mistura!...

Mas, pronto. Lá tive de passar pelas etapas todas, bem ao jeito de uma espécie de ritual a que somos obrigados sempre que a Irmandade do Vírus do Resfriado decide ter uma Reunião Fraterna no nosso sistema respiratório.
Um gajo espirra que se farta, gasta os lenços de papel. Toma uns anti-gripe's e (já não havendo lenços) passa a usar os guardanapos de mesa. Mais tarde ou mais cedo, a coisa há-de ser de tal forma que damos connosco a passar a noite com um rolo de cozinha à cabeceira e, eventualmente, o papel higiénico até toma uma importância (ainda) maior do que aquela que já tem...
Ah! E os anti-gripre's... não fazem nadinha! É como se a constipação fosse uma daquelas merdas de "incha, desincha e passa"... só que não passa!

Como se não bastasse, anteontem acabei por descobrir que, quando me assoo, faço sons diferentes de cada narina!
Um é assim mais "soprado" e discreto, o outro (o da narina direita)... é uma verdadeira trompeta desafinada e presa numa nota só.

É o que faz ser dextro em quase em tudo...!
Bizarro… e muito embaraçoso!...

Pondero mesmo nunca mais me assoar em público.

Não sei se concordam comigo, mas eu cá acho que a constipação devia ser proibida por lei.

Devia haver uma boa mão-cheia de artigos, em forma de Decreto-Lei, devidamente publicados em Diário da República, aludindo à extrema proibição da circulação de vírus e viroses no espaço económico comum europeu, pelo menos.
Acabavam-se os espirros daqui até – sei lá… – à Dinamarca... no mínimo!

Estou farto de sopa, de leite com mel, de Ben-U-Ron's, torradas com manteiguinha e chá de limão! De Lenços de papel imundos espalhados pela casa e de ver o rolo de cozinha na mesa-de-cabeceira! Estou farto de espirrar e de me assoar! Estou FARTO!...

E, embora pareça estúpido dizê-lo, os anglófonos é que têm razão.
Para eles, a constipação, é sempre uma "bad cold" ...

...como se uma "cold" alguma vez fosse "good"!...
É muito "Dââhh!"... mas é verdade...!

Estar constipado... é mesmo uma merda!...



= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Agora, estou na fase de "limpeza dos canos", com a mistela mais compacta a ter de sair do sistema...

£§#&*@!...

AH!... E como é impressionante a nossa capacidade de produção e armazenamento de ranhoca!!! Só isso... dava um InSenso inteiro!...


: [

2 inSensinho(s) assim...:

so disse...

é, a ranhoca é mesmo um problema! as melhoras! :)

Didas disse...

Devia ter lido isto mais perto da hora de almoço, lol!

As melhoras!