O Método Para Ser Um BOM Marido


Na senda do Serviço Público prestado por este blogue desde a sua origem, aqui vai uma pequena word of advice para homens que estejam a planear contrair matrimónio ou que, já o tendo feito, se tenham apercebido de que ser considerado um bom marido é bem mais complicado do que haviam antecipado.

A chave para ser um bom marido é não ser sempre um bom marido; aliás, na verdade, ser um mau marido é, potencialmente, a melhor política para ser um bom marido. Entendo que isto possa parecer algo complicado de perceber... mas eu explico.

Realmente, não há grande ciência nisto, apenas visão e pragmatismo.

Os homens que se esforçam todos os dias para serem bons maridos (um esforço nobre, diga-se a bem da verdade) lavam a loiça, cozinham, compram objectos de decoração catitas para casa, dão presentes e tentam ter uma surpresa nova diariamente para a a mulher. A consequência disso é só uma: quando alguma destas coisas falha ou simplesmente não acontece, o marido é logo "julgado e condenado"; é um mau marido porque... falhou.

Quem, pelo contrário, se mostra desleixado a maior parte do tempo pode ter mais sorte. É que, quando decide "brilhar" fazendo um miminho ou sendo prestável em casa, fica extremamente bem visto. O que é raro tem sempre mais valor, certo? No casamento, os esforços para ser um bom marido são avaliados da mesma forma.

Isto não invalida que ser sempre (todos os dias, a todas as horas) um bom marido seja positivo. É. Só que exige muito empenhamento, vontade, método e afinco. Nenhum homem tem isso tudo. Sendo assim, o melhor é mesmo jogar pelo seguro e ser, no mínimo, um marido sofrível ou - vá - negligente. Só assim - apesar de parecer paradoxal - se pode aspirar a ser mesmo um bom marido. É estranho mas é verdade.

1 inSensinho(s) assim...:

Anónimo disse...

apesar disso esse comentario machista
eu gostaria de um que lavasse a loiça
e com esse nunca mais poderei sonhar com isso
por que nao tem marido assim
nem os metrosexuais
estao mais preocupados com as cutis e as cuticulas e detergentes de glicerina
isso e ridiculo nao existe nenhum dos dois acima