Sachs V16, by GNR

Como praticamente todos os portugueses, nos últimos tempos tenho-me questionado se o país está realmente mais perigoso ou se já era pouco seguro e, na verdade, o que se passava é que ainda ninguém tinha reparado que isto andava meio a "ferro e fogo" (e, já agora, à facada, à murraça, ao tiro e ao carjacking também).

Até hoje (dia em que o Presidente da República homenageou a GNR), ainda não tinha chegado a nenhuma conclusão de especial. Mas isso agora mudou.

O que eu acho é que o país não está particularmente mais perigoso, mas sim que são os criminosos que percebem (com alguma razão, digo eu) que a conjuntura lhes é cada vez mais favorável. E baseio a minha opinião unica e exclusivamente nesta foto.



Ora... deixa-me cá ver se eu percebi bem... Há 16 guardas da GNR encavalitados nesta mota (que tenho a certeza de que não hesitariam em multar qualquer outro tipo que levasse mais do que um passageiro num veículo semelhante em qualquer outro dia ou qualquer outra situação do quotidiano). E estes 16 militares estão a provar o quê...? A mim parece-me que será uma de duas coisas: 1) «Olha mamã... Aquilo que eu consigo fazer com os meus coleguinhas do trabalho!!!» 2) Que têm bom equilíbrio - sim senhor - mas que para ter esta destreza é preciso treinar muito e que, enquanto treinam, estes GNR's não estão a zelar pela segurança de ninguém. (Ah!... para além desta façanha, estes motards da GNR também passam por arcos de fogo e alguns fazem o pino em cima da mota enquanto o 2º elemento da equipa a conduz. Também é giro, embora ache que dificilmente alguma vez uma brigada da Guarda venha a precisar de fazer uma perseguição a perigosos meliantes literalmente de pernas para o ar.)

Se eu fosse criminoso, gostava muito de ver a GNR fazer estas acrobacias... mas não podia perder tempo a assistir ao espectáculo, porque desatava a ir desempenhar as minhas funções "profissionais", facilitadas pela ausência de pelo menos 16 agentes da autoridade nas ruas de Portugal.

Não consta que a PSP tenha também uma unidade de motards habilidosos como a GNR mas foi numa esquadra da Polícia que uma maralha entrou há dias à vontadinha e, pelos vistos, deu cabo do canastro a um outro tipo que lá entrou em busca de protecção... que o ÚNICO agente que por ali estava àquela hora não pôde providenciar. Afinal, onde estavam os outros PSP's? A GNR ainda tem a desculpa de estar ocupada a fazer maluquices em cima de motas. Mas a PSP não. E enquanto assim for, quem ganhará serão sempre os criminosos... por "falta de comparência" do adversário.

0 inSensinho(s) assim...: