The Silence of the Lambs (Versão "Portuga")

Há uns anos (não faço ideia quantos) um padeiro da região de Odivelas/Loures decidiu retirar-se da profissão e entregar-se a outro ofício, meio em estilo de hobby, meio em estilo de ajuda à sobrevivência. Tornou-se pastor.

Tinha perto de cem cabeças de gado. Pequeno gado. Cabras e ovelhas, ao que consegui perceber. “Tinha” é o termo mais correcto. Porque deixou de ter. Ou melhor, foi “perdendo” – ovelhas e cabras – «uma hoje… outra amanhã», segundo o referido senhor, de 73 anos de idade.

O misterioso desaparecimento do gado caprino e ovino levou o pastor a tentar perceber o que se estaria a passar e só uns meses depois conseguiu entender. Havia um ladrão a roubar-lhe o gado. Para cúmulo da coisa, até era um funcionário municipal e tudo. Uma daquelas histórias mesmo “à portuguesa”.

Ao ver a notícia – sim, isto foi reportagem de noticiário de televisão – pus-me a pensar. É claro que o que o ladrão de ovelhas (e quem diria que ainda os há, hoje em dia?!?...) é o maior responsável e culpado da situação. No entanto, há outras responsabilidades a apontar. Ao pastor, por exemplo, que me parece ter sido meio ingénuo no meio da história (dormisse ele com as ovelhas, como todo o pastor que se preza faz - com evidente criação de profundos laços de… amizade com o seu gado, mesmo relegando para segundo plano o seu próprio casamento - e nada disto aconteceria). E também, há que não esquecê-lo, às cabras e às ovelhas do rebanho. Não as que foram roubadas, coitadas, que não têm culpa nenhuma… mas sim as outras. As que assistiram a tudo e nada disseram.

Ok… Bem sei que o InSensato Leitor está desse lado a dizer “Olha lá, pá! Grande palhaço! As ovelhas não falam!”, mas isso a mim não me interessa para nada. Se calhar deviam falar, ora essa! E, em não falando, por que não soltar um balido na hora do sequestro das colegas (e, possivelmente, familiares)?... Não o fizeram. E foi o que foi.

Das cabras, já se sabe, não se pode esperar grande coisa… porque são cabras, simplesmente. Nunca se pode esperar que uma cabra faça o que é o mais correcto. Quem assim pensa é ingénuo. Talvez o pastor tenha ido por aí e olha…! Já as ovelhas…! Bom… Acho que não ficam, de todo, isentas de culpas neste cartório.

Ainda assim, ao que tudo indica, o caso foi desvendado e está em tribunal. A ver vamos no que vai dar. Seja como for, parece-me que tudo não passou de uma série de malvadezas, infortúnios, ingenuidades e lamentável incúria de "quem" podia ter balido na hora devida e não o fez… com as consequências daí decorrentes.

0 inSensinho(s) assim...: