Os Megas que não somos

Parece-me que, em Portugal, há uma certa psicose com o termo “Mega”. Por tudo e por nada, ouvimos, lemos e – por que não admiti-lo – dizemos a palavra “Mega”.

Não raras vezes, somos confrontados com Mega Manifestações, em que se contam algo como 5 mil pessoas (Xiii! Tanta gente!!!) aglomeradas à frente da Assembleia da República, com Mega Processos Judiciais, em que há 70 arguidos (Uuhhh!! Grande maralha!!!), Mega Negócios, com uns quantos milhões (nem precisam de ser muitos) a voar de um lado para o outro, Mega Desfiles (que, afinal, só duram três ou quatro horas), Mega Concentrações de Pais Natal (que é – convenhamos – uma coisa muito parva, porque os putos vêem logo que o “verdadeiro” Pai Natal não existe)…

Enfim… por tuta e meia se diz que qualquer coisa é Mega. Não é grande, nem muito grande, nem em grande quantidade, nem é super, nem é hiper (e tanto super como hiper… já é muito mau usar-se nas frases). É Mega.

As empresas de telemóveis também já adoptaram o termo para denominar tarifários. E não é porque os ditos são muito, muito bons (Mega Bons, portanto). São é Mega Caros e Mega Tramados de pagar quando chega a hora do carregamento. Essa é que é essa!...

No fundo, o que me parece é que Portugal – o país – quer ser Mega. Não vejo como, mas enfim. As colónias… já lá vão. E sem elas dificilmente somos uma Mega Nação. Aliás, o que somos é minúsculos (ou Mega Pequenos, se calhar).

E – valha a verdade – ser um Mega País também não deve ser grande espingarda. A União Soviética era um Mega-Mega País… e dividiu-se numa data de países mais pequenos. A China é, de facto, Mega Grande… mas aquilo não é sítio em que se viva. O mesmo se aplica ao Brasil… que além de Mega Grande é Mega Problemático e também já foi mais Mega Futebolístico (o último Campeonato do Mundo atesta isso mesmo). Os Estados Unidos são o país que se arroga ser mais Mega que todos os outros... mas têm o Bush… e não é preciso dizer mais nada. O Canadá também tem dimensão territorial para ser Mega… mas é um país aborrecido como tudo e NENHUM canadiano gosta sequer de admitir que nasceu no Canadá. Haveria mais exemplos… mas estes já bastam.

Não somos Mega nada. Não temos estrutura para isso. Mas insistimos em ter Mega Coisas, como Mega Promoções que são descontos de 4% e coisas assim.

0 inSensinho(s) assim...: