Blog’s, Bloguistas & Blogueiros

A propósito da última grande polémica nacional, um autor português queixou-se de ter sido difamado cobardemente por alguém que se esconde por detrás do anonimato que a blogosfera proporciona e fez queixa contra desconhecidos. Isto para além de – em fúria (ou em acto de pura criatividade, quem sabe) – mandou os criadores do blog em causa «bardamerda» e prometeu resolver tudo à «paulada», acrescentando que a blogosfera permite coisas como a insinuação, a calúnia e outras “atrocidades” afins, perpetradas por pessoas (ao que parece muitas delas “famosas”) que abrem blog’s só mesmo para descarregar o fel das suas frustrações e/ou para atacar os “inimigos”.

Sobre a polémica em si, não me apetece muito falar e não vou fazê-lo. Mas quanto à coisa da malta abrir blog’s com x ou y intenção… penso que haja matéria para InSensar.

Um blog já toda a gente sabe o que é. Para muitos é um diário, para outros é um meio de divulgar pensamentos (seus e de outros). Há também quem (como eu) veja nos blog’s um suporte como outro qualquer para deixar “armazenados” alguns escritos (também funciona com os blog’s de foto de autor) e outros que ainda não entenderam bem isto da blogosfera e vêem aqui uma boa oportunidade para fazer sites de empresas, associações, divulgação de publicidade, etc., evitando pagar os custos da compra de um domínio do tipo www.asdkjhkjha.com, o que no fundo não passa de uma foleirada pegada.

Quanto aos possuidores de blog’s, vejo-os em dois grupos. O dos Bloguistas e o dos Blogueiros. Eu acho que sou um Blogueiro, porque assumo o meu blog tal como ele é. Já o mantenho há mais de um ano (quase dois) e ele mantém a intenção inicial, ou seja, não tem intenção (especial) alguma que não o do prazer da escrita (no caso, a escrita de coisas parvas, imbecis e lamentáveis). Ou seja, quando um blog é isso mesmo – um blog – eu acho que o autor é um Blogueiro. Já o Bloguista (vocábulo que eu vejo como uma mistura de “blog” + “pára-quedista”) é um indivíduo que surge na blogosfera sem a pretensão de ter uma regularidade de apresentação de coisas novas mas com uma intenção específica; normalmente, a de que o blog tenha uma grande exposição – inclusivamente mediática, se possível – ou para atingir um objectivo relacionado com algo ou alguém em concreto. São aquilo a que eu chamo de “mandar umas blogadas”. Abre-se um blog, acede-se ao Blogger de vez em quando, coloca-se a password,… manda-se uma blogada (99% das vezes sob anonimato) com boa ou má intenção e depois a malta volta a ser quem é, seguindo com a sua vidinha, vendo quantos comments teve naquele post, para só voltar ao Blogger quando já não houver mais comments novos ou algo de novo haja para “divulgar”. Em todo o caso, também há Bloguistas-Blogueiros e Bloguieros-Blguistas, obviamente. Uns que criam diariamente e mandam blogadas esporadicamente e outros cujas blogadas esporádicas são perfeitamente justificadas e de qualidade criativa a justificar o uso da blogosfera para as apresentar.

Esta dupla de conceitos (Bloguista e Blogueiro) dá, na minha opinião, azo a outra dupla de conceitos: Blogagem e Blogadura. Na minha parva visão das coisas, sempre achei que devia denominar de Blogagem o que penso ser mauzinho na blogosfera. No fundo, o conjunto do que não gosto nisto dos blog’s. Logo… se me virem falar de Blogagem, talvez não seja bom sinal. E… se há muita Blogagem por aí? Há. Tenho alguns ascos de estimação na Blogagem, é certo, mas também acho que este mesmo burgo seja muitas vezes parte desse grupo (para os outros e até para mim, imagine-se). Blogadura, pelo contrário, (e embora pareça um termo perfeitamente estúpido) é o que eu acho ser giro e bom no mundo blogosférico. Os links que aqui coloquei (InSenso Club e outros, em jeito de sugestões) nos “favoritos” do meu PC estão denominados “Blogadura” e isso resume o conceito. Se há muita Blogadura por aí? Há. E ainda bem que há, em grande maioria, no mundo dos blogs.

Seja o que for que a polémica do autor que alegadamente fez o plágio denunciado na blogosfera venha a dar, chateia-me que em ambos os campos se esteja a aproveitar para deturpar algumas coisas. O autor deixa sugestionado no seu discurso que a blogosfera é tão somente o “Eixo do Mal” e devia ser exterminado. Do outro lado, os Bloguistas em causa, ao usarem um blog (talvez para não pagar o custo do domínio, o que não me parece que tenha sido o caso) para fazer a denúncia, permitiram que todos nós, Blogueiros, andemos agora a ser “bombardeados” com estas tristes trocas de palavras nos jornais. A blogosfera é fixe. E eu até escrevo com o pseudónimo K@, que obviamente não é o meu nome verdadeiro. Mas… e quê?! Também não é anonimato. Já aqui disse que, regra geral, o que escrevo é 80% verdade pura e 20% de liberdade criativa (já agora, tenho pavor de plágios, meus ou de coisas minhas). Não intento atingir ninguém nem cumprir x objectivos com os meus escritos. Espero, sim, fazer parte do que os leitores considerem ser, para si, a sua Blogadura. Mais de resto, palavras leva-as o vento… ou, neste caso, levam-nas os bit’s e os byte’s.

Haveria muito para dizer acerca dos "bardamerdas" e das "pauladas" do mundo editorial e do mundo blogosférico... mas não me apetece mesmo nada agora falar disso. Talvez depois, 'tá?...

4 inSensinho(s) assim...:

ah e tal disse...

"Já o Bloguista (vocábulo que eu vejo como uma mistura de “blog” + “pára-quedista”)"


AHAHAHAHAHAHA
......espera aí....

AAHAHAHAHAHAHAH

não dá para comentar....

Anónimo disse...

Oh é como em tudo, há sempre boas e más intenções. Acho é que, como em tudo, não ha muito a fazer a não ser tentar lidar com isso. Pertencemos á geração blog, e também (embora ás vezes não pareça) á geração sem censura onde cada um diz (identificado ou não),diz o q quer, seja verdade ou não. E é bem verdade que isso acontece muito mais qd as pessoas estão escondidas atrás de um monitor, mas também em relação a isso não há muito a fazer. É o preço a pagar pela liberdade de expressão. Agora lá porque há uns coberdes que abrem blogs unica e exclusivamente para falar mal de outrém... termos nós, pacificos blogueiros de ser rotulados (repara como me auto-inseri nesta classe LoL) como o eixo do mal... Tá mal! É que, para alguns, a blogosfera é fixe! :P

Anónimo disse...

E para outros o Nestum figo também :P Beijinhuz

Rafael Silveira disse...

Olá belo Post....
Concordo plenamente com o que você disse..
somos blogueiros pois buscamos apresentar e disposicionar matérias e conteúdos na internet diariamente..
e existe aquelas pessoas que não tem o mesmo objetivo, que simplismente veêm no Blog a oportunidade de criar um Status ilusório...

Parabens pelo blog!!!