a minha amiga "joyce brothers"


Ao fim de 32 anos, 4 meses e 2 dias, apercebi-me que estou assombrosamente próximo de um dos maiores ícones da cultura moderna… na versão kitsch.

A Doutora Joyce Brothers (para os amigos, Doctor Joyce Brothers – não consta que a senhora tenha amigos não americanos) é uma psicóloga que, em 1955, participou num concurso televisivo e ganhou uma pipa de massa, tornando-se famosa. Tanto que começou a ter vários programas na televisão americana, desde desportivos até – mais na sua área de formação – de perguntas e respostas sobre relações pessoais e amorosas. Hoje em dia, ela é famosíssima e está fartinha de aparecer em filmes e programas de televisão*, sempre em papéis muito kitsch mas, acima de tudo, aparecendo como ela própria, a mítica psicóloga que apresentou sucessos como (aqui não vou traduzir) "Consult Dr. Brothers", "Tell Me, Dr. Brothers", "Ask Dr. Brothers" e "Living Easy with Dr. Joyce Brothers." Sim… No fundo, ela ajudou a América a viver melhor. Pelo menos, a América pensa que sim…!

Quando, esta manhã, descobri que uma amiga minha, gestora de conteúdos de um site de apoio a noivos e futuros noivos para o planeamento da boda e afins, tem uma divisão na página da empresa intitulada “Pergunte à Ângela”, fiquei simplesmente radiante!

Nunca que nunca estive eu tão próximo de uma das figuras maiores desse universo fantástico que é o do aconselhamento de relações amorosas que deu cartas na América e fez escola um pouco por todo o mundo. Repare-se nas páginas mais lidas de revistas como a Maria, Ana Mais Atrevida, Crónica Feminina (perdida nas catacumbas do tempo), e tantas outras publicações que tenham como alvo jovens em busca da troca do acne pela iniciação na vida sexual, divorciadas procurando consolo, prováveis vítimas de adultério desejando vingança e, indirectamente, tipos rebarbados em busca de fulanas exactamente como as supracitadas (ou só de coisas escritas por elas que lhes causem sensações… bonitas.)

Sei de fonte segura (a própria Ângela) que o caso não é esse. Ali, as dúvidas que se tiram são sobre a organização do casório como evento. Como arranjar os convites, escolher vestido de noiva, ultimar os pormenores...

Ainda assim, estou super-feliz pelo facto de a minha amiga Ângela já não ser só a minha amiga Ângela. É muito mais do que isso! É uma amigalhaça de uma data de gente, de quem ela ajude a ter uma vida (ou só um dia de casório) melhor. Caraças!… Basta perguntar à Ângela!... e tudo se resolverá, de certeza!

Não vejo a hora de ela começar a fazer filmes e tal. Quando a Ângela ganhar um Óscar, espero que ela se lembre de dizer o meu nome na altura dos agradecimentos!...



= = = = = = = = = =

Já agora...
Pergunte à Ângela!

= = = = = = = = = =

* Onde Pára a Polícia, The Nanny – Competente e Descarada, Alf, Ally McBeal, Frasier, BayWatch, Melrose Place, Arma Infrutífera, Entourage – A Vedeta, Love Boat, Simpsons, etc., etc., etc., …

0 inSensinho(s) assim...: