«Possui mensagens vocais registadas»

Os telefones da empresa onde trabalho são giros. Quer dizer… giros, giros… não são. Até são assim feiotes, num castanho escuro foleiro e com os fios meio descarnados. Para além disso, volta e meia, esses fios descarnados proporcionam empolgantes cortes nas chamadas e, consequentemente, belíssimos diálogos de surdos e séries intermináveis de “Desculpa!!! Não ouvi o que disseste!!! Podes repetir?!!” e “Quê?!?!? Está lá?!?!” que transmitem uma cadência fantástica a qualquer conversa.

Mas nem tudo é mau.

Quando pegamos no auscultador, somos sempre brindados com uma mensagem, da qual só apanho um bocadinho, antes de premir o “0” (zero) para poder fazer chamadas.

«Possui mensagens vocais registadas» é a única coisa que oiço. Depois primo o zero e “Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu”… Não se passa mais nada… sem ser, claro, a chamada propriamente dita.

No entanto, aquele pedacinho de texto – dito electronicamente por uma senhora que, na verdade, não está dentro de telefone (nem sequer do outro lado da linha) para me dizer que eu possuo mensagens vocais registadas – vale bem o esforço de pegar no telefone.

Primeiro porque há uma certa sensualidade na coisa. É sempre bom possuir…! Nos filmes e revistas da especialidade a palavra “possui-me” surge profusamente e isso não deve ser obra do acaso. E se eu possuo mensagens vocais registadas… pois que me parece bem. Apesar de serem mensagens vocais registadas e não… sei lá… gajas. Não se pode ter tudo. E,em não se podendo ter tudo, tem-se (possui-se) o que se pode.

Em segundo lugar, a tal posse de que a senhora fala não pode ser desperdiçada, mesmo que seja a outro nível. Também é sempre bom ser proprietário de alguma coisa. Enriquece o pecúlio de qualquer um. E isso, pelo menos nas minhas contas, é bom. Ora… ter a propriedade de mensagens vocais registadas pode parecer coisa pouca mas não é. Quem – digam-me! – quem é que tem mensagens vocais registadas?!? Não deve haver muita gente que se possa gabar disso! Na melhor das hipóteses, terá mensagens de voz, como toda a gente, comum mortal. Agora… mensagens…vocais… duvido. E mais. A tudo isso acresce o facto de as ditas mensagens vocais serem… registadas! Não são umas mensagens vocais quaisquer…! São REGISTADAS, meus amigos! Haja nível!... E quem as tem… quem é?!?! Sou eu!!…

Bem… Eu… e toda a gente que usa os telefones da empresa… e que, valha a verdade, são umas boas dezenas (de pessoas e de telefones).

Não fico triste com isso. Porque duvido que o resto da malta tenha tanto gozo quanto eu tenho em ouvir a mensagem «Possui mensagens vocais registadas» sempre que pega no telefone. Aliás, acredito que nem sequer lhe prestem grande cavaco, o que é pena. Afinal, a senhora até teve trabalho a gravar aquilo. E acho que se houver um tipo (como eu) que seja a gostar de a ouvir… já não terá sido totalmente em vão.

0 inSensinho(s) assim...: