Fly... Away

A Entomologia, lamentavelmente, é algo vaga na explicação de alguns fenómenos relacionados com os insectos.

Há anos (muitos anos) que procuro esclarecimento acerca de uma daquelas coisas que sempre me fizeram confusão… e ainda hoje, sempre que sucede, ponho-me a matutar sem que chegue a conclusão alguma.

A questão é esta:

Um gajo vai sentado num dos bancos dianteiros de um carro que vai em movimento.

Talvez seja melhor que esse gajo vá no lugar dianteiro de passageiro, porque admitir que o condutor desvia o olhar do asfalto para dar conta disto… se calhar não é bom. Mas seguindo…

A dada altura, uma mosca entra pela janela e começa a voar às voltas no interior a viatura. Voa, voa, para um lado, para o outro, “estaciona” num dos vidros ou no ‘tablier’ e volta a voar às voltas no carro.

Pergunto: Estando o carro em movimento, se a mosca parar no ar (ou se se limitar a planar, batendo as asas mas sem se mover em direcção nenhuma), ela passa de um “Ponto A” para um “Ponto B” do espaço interno do automóvel sem nada fazer?... ou será que o ar (a sua densidade e a sua pressão) “empurra” a mosca na mesma direcção em que o carro se desloca, ficando o insecto sempre no “Ponto A” inicial?

No exterior do carro, tudo é mais simples de perceber. Seja insecto que saia janela fora ou até um objecto que se atire fora abrindo o vidro (infelizmente continua a acontecer por esse país fora), imediatamente fica para trás e o mais certo é nunca mais ser visto por quem segue na viatura. No entanto, nunca vi uma mosca deslocar-se da frente para a traseira de um carro tão rápido, mesmo que a velocidade do carro seja acima dos 100 km/h.

No fundo, o que me chateia não é ter esta dúvida há tanto tempo mas sim ter ainda uma outra incerteza: mesmo que a Entomologia não o faça (e ainda não o fez, relembro)… será que a Física alguma vez se dará ao trabalho de esclarecer a minha dúvida?

Nesse sentido, quando não estava a conduzir, já tentei fazer a experiência, por exemplo, com pequenas bolas de papel. Em várias ocasiões, com o carro em movimento, eu atiro a bola de papel ao ar no seu interior… mas nunca consigo perceber que rumo ela toma… acima de tudo, porque mal a bola sai da minha mão já o dono do automóvel está aos berros comigo por lhe estar a sujar o carro todo e, mesmo quando explico o que estou a fazer, a resposta é, invariavelmente algo do género “Não tens mais nada que fazer ou pensar?!?”. And that’s that!...

Já pesquisei vários sites de Entomologia à procura de respostas mas parece-me que os cientistas estão sempre mais ocupados a acariciar lascivamente pequenas larvas da Birmânia ou a fazer turnos para documentar paranoica e exaustivamente todas as fases da metamorfose das borboletas da Amazónia. E isso pode ajudá-los a eles... mas a mim não me ajuda em nada, caraças!

12 inSensinho(s) assim...:

ah e tal disse...

"o ar (a sua densidade e a sua pressão) “empurra” a mosca na mesma direcção em que o carro se desloca.."

creio que é isto...

ah e tal disse...

eu não escrevi o resto da frase por que nem o carro nem a mosca ficam sempre no ponto A inicial.

ah e tal disse...

aplica o exemplo da mosca a ti próprio, são ambos 2 corpos dentro da viatura, se te movimentares dentro de um carro de um assento para o outro e outro e outro a regra será sempre a mesma, não será a mesma velocidades porque o peso de cada corpo varia:

1- Se te movimentares dentro do carro: o teu ponto varia, se te deslocares de assento para assento será ponto A,ponto B etc

2- Se falares na generalidade nem tu nem o carro estarão sempre no ponto A pois acompanhas o carro em movimento.

ah e tal disse...

Mas acompanhas sempre a direcção do carro em movimento tu e todos os corpos.

ah e tal disse...

resposta: não nunca ficaria no ponto A, é impossível, estando ela parada no ar o carro faz a mosca movimentar tal como tu também estás parado mas em movimento, devido á pressão, densidade etc empurram-te na direcção da viatura.


Agoa tenho de regressar ao mundo dos anúncios, já me diverti com isto que chegue.

K@ disse...

Resumindo e concluindo...

Estou absolutamente... na mesma!

E, claro, à espera que um Entomologista com queda para a Física se digne a resolver o "enigma"...!

:s

ah e tal disse...

então não devo ter percebido a tua pergunta..
queres saber basicamente o quê?

é assim vais aos livros de fisica e estão lá provavelmente regras gerais para aplicares a esse exemplo, sempre fui boa aluna a fisica e ainda me lembro das coisas.

ah e tal disse...

mas queres saber a constituição da mosca?ou fisicamente como é que se traduz essa situação?

ah e tal disse...

ah já percebi e sim fica sempre no mesmo sitio a velocidade não permite a mobilidade da mosca devido á pressão.

K@ disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
K@ disse...

Cheira-me que esta discussão não vai a lado nenhum... como a mosca!...

:-)

ah e tal disse...

sim é mais ou menos isso...

: )