Ex-Cop is The New Black, baby!!!


Há uma nova categoria de galãs a emergir. Os ex-polícias/experts em criminalidade. O mercado do suspiro feminino (acima de tudo, no target 35-55 anos) está claramente a ser tomado de assalto por antigos profissionais do combate ao banditismo e/ou repórteres especialistas em assuntos policiais que surgem na televisão a fazer crónicas de crime e publicam livros dentro dessa área (ou... estranhamente... romances de cordel). As donas-de-casa (casadas, divorciadas, ou simplesmente desesperadas) fazem deles os novos alvos das suas fantasias.

Perdão… Talvez esta categoria de que falo não seja coisa tão nova quanto isso. Penso que o “inspector” Varatojo – há muitos anos já – terá sido o pioneiro de todos os experts em criminalidade a fazer muitas senhoras de bom-nome suspirar quando aparecia na televisão, a falar dos feitos da Scotland Yard. Mas uma “categoria” começa quando há mais do que um elemento, naturalmente. Ainda assim, aqui se tira, com a respectiva vénia, o chapéu ao “inspector”.

Depois dele, anos depois, vieram Carlos Narciso e Moita Flores. Este último ainda está no activo, a falar de crime… e de tudo mais sobre o que lhe peçam para falar (confesso que me deixa curioso saber se, eventualmente, Moita Flores tem opinião formada e prontinha a ser dada na TV sobre amaciadores de cabelo; na volta… até tem!). Também ele, com voz firme e grave, a falar dos bons e dos maus, do certo e do errado, fará as delícias do suspiro feminino, acredito. Talvez num target acima dos 55 anos… de mulherada que não goste particularmente de política. Estou em crer que o facto de Moita Flores ser também Presidente da C.M. de Santarém possa não fazer furor junto das fêmeas que não vão à bola com políticos.

Mas quem está mesmo com grande “saída” entre o sexo feminino "over thirty" são mesmo Hernâni Carvalho e Paulo Pereira Cristóvão. Tive a prova disso ontem, numa papelaria do centro comercial. Enquanto aguardava a minha vez para registar o EuroMilhões, uma recém-cinquentona (estou a basear-me apenas no aspecto físico da senhora, claro) acercou-se do balcão e perguntou, com voz afogueada, se já estava à venda o novo romance do Hernâni Carvalho. Perante a ausência de resposta pronta por parte da funcionária, voltou para o meio da loja, onde continuou a procura pelo livro, juntamente com outra mulher, aparentemente da mesma idade. Entre elas, iam pegando nos livros já editados pelo repórter e pelo antigo agente da PJ, aproveitando para elogiar as diversas… virtudes (não literárias) dos agora comentadores televisivos e autores de livros sobre crime, desaparecimentos, porrada… e, pelos vistos, também sobre beijinhos.

Sinceramente, não vejo este tipo de excitação no que toca a experts de outros quadrantes. Por exemplo, sei lá… não me parece que haja tanto suspiro por comentadores desportivos que também escrevam sobre futebol – e desses não faltam. A malta perita em Economia (que também publica umas coisas sobre guito, boas oportunidades de investimento e assim) também não anda muito bem cotada no ranking das preferências femininas – muito menos com a conjuntura actual. E ainda há também quem tente… em vão. Marques Mendes editou agora um livrinho de sua lavra. O esforço do senhor é meritório, assinale-se. Mas não vi qualquer trintona, quarentona ou cinquentona a procurar pela obra na papelaria… muito menos a elogiar o «belo cabedal» do antigo Presidente do PSD. É pena; ele bem que está a precisar de uns elogios. Talvez se se deixar de falar de políticos e começar a falar de criminosos a sério… não sei…

1 inSensinho(s) assim...:

GK disse...

Bom, confeço que ainda não sou parte do público-alvo que referes (35-55), mas estou sempre atenta a esses comentadores. É por isso que sei que o Hernâni Carvalho, em particular, não tem formação para falar sobre crime. E olha que eu só fiz uma formaçãozita em Ciências Medico-Legais e Forenses e mesmo assim apanhei o Hernâni a dizer cada "bacurada", que francamente... Enfim...
Quem me faz suspirar? Hum... Dessa área específica...? Hum... Tenta o Presidente do Instituto de Medicina legal, Duarte Nuno Vieira. MUUUUUITO mais interessante...
;)