Pequena "coisinha" sobre as (3) Suíças


Por causa do Euro2008, já estive nas três partes da Suíça: francesa, alemã e italiana (de onde acabo de regressar, infelizmente, para a parte alemã e, depois, de novo para a francesa).

Tendo a oportunidade de ter visitados as três, conclúo que, apesar de ser (de longe) a menos conhecida do público em geral e também a menos "popular" junto da emigrantada portuguesa, a parte italiana é, sem dúvida, a melhor de todas. Em beleza paisagística, em qualidade de vida e na maneira como encaram o apreço pelo bem-estar diário. Um primor!

Isso vem provar uma coisa: a malta latina (latina a sério - os franceses não contam bem como verdadeiros latinos por serem sonsos como são) é que é esperta. Ah é mais pequena a nossa parte e a rapaziada conhece menos?... Então e se vocês ficassem com a maior parte e nós com a melhor?... Os franceses ficam com Genebra e os turistas vão lá babar com o jacto de água e fazer compras? Tudo bem! Os alemães ficam Basileia e com o guito de Zurique que é capital financeira? Na boa! Mas, se não se importam, nós ficamos com as montanhas e os lagos melhorzinhos... só asim naquela, 'tá bem?...

Pelo que já vi disto, franceses e alemães aceitaram sem pestanejar. Genebra é só fachada para uma cidade chata e vazia (bem à francesa, está-se mesmo a ver) e o resto da Suíça-Francesa é... Portugal (com emigrantes amantes do tunning que falam alto e trocam a língua de Camões com estrangeirismos enrolados em Português misturado com Francês). A Suíça-Alemã consegue ser ainda mais aborrecida... mas tem tanto carcanhol que é difícil contá-lo todo. De pouco lhes adianta... são tão aborrecidos os suíços-alemães que são capazes de guardar o dinheiro todo no banco e nunca o gastar (porque não sabem como e, assim com'assim, ter muito dinheiro - nem que seja parado - é sempre bom, pensam eles).

Os suíços-italianos é que sabem! De Luzerne para diante, o País é um encanto e só peca por duas coisas:

1. É estranhíssimo ver malta com o aspecto mais germânico do mundo a falar unica e exclusivamente... Italiano. Não liga a bota com a perdigota.

2. Com paisagens de montanha como eles têm (com chalés de madeira perdidos nas encostas verdejantes e afins), estou sempre à espera que de uma cabana apareça a Heidi, correndo com o cão e a fugir a sete pés do Pedro que, ao fim destes anos todos, deve ser um gajo sexualmente pervertido, por nunca ter conseguiu nada com a rapariga - estou certo de que por estas bandas vinga a cena de sexo... só combinadinho e tal, porque nada aqui se faz de impriviso... nada!

Mais de resto, no cantão italiano é que se está bem. Sugiro que se pesquise imagens de Ascona (é favor não fazer piadas parvas com o nome da cidade, ok?) para que se perceba melhor aquilo que estou para aqui a dissertar.

Obrigado e queijo suíço para todos!

0 inSensinho(s) assim...: