Vamos Ensinar Português ao Povos!

Na sequência do InSenso anterior, ocorreu-me (é uma coisa que me acontece com alguma frequência... mas não dói, o que já não é mau de todo) que a questão do aperfeiçoamento da utilização da Língua Portuguesa pelos estrangeiros imigrados no nosso País pode (e acho mesmo que deve) depender não só do esforço deles mas também de um esforço nosso.

Esforço esse que seria assim tipo em jeito de retribuição por ter malta doutorada e quadros superiores na nossa construção civil, médicos em empregos de jardinagem e uma data de licenciadas como nossas empregadas domésticas. Nunca o nosso panorama laboral esteve tão bem apetrechado de rapaziada com belos canudos... em empregos de mero esforço físico. É obra.

Lembrei-me disto porque me lembrei de outra coisa (sim; a malta encadeia pensamentos e ideias com alguma facilidade, ainda que raramente de forma correcta e até responsável). Há uns anos valentes, um senhor tipicamente britânico aparecia bastantes vezes nos aparelhos de televisão do nosso País. Sorridente, dizia "Follow Me!" (frase que aparecia no ecrã) e pirava-se para dentro de uma estação de Metro (o repórter de imagem não o seguia; talvez a estação fosse mal frequentada ou algo do género).

Este era o mote para que, nos minutos seguintes, esse senhor e mais uns quantos (homens e mulheres), ensaiassem várias situações em que iam tentando - através de diálogos muuuuuuuuuito leeeeeeeeeentos e repetidos - ensinar Inglês aos povos. Com ou sem sucesso... não sei bem. Nunca vi aquilo com muita atenção e por essa altura já me ia safando; aprendia Inglês com os filmes e os episódios dos Três Duques na RTP.

Ainda assim, há que dar o mínimo de mérito a esta equipa de grandes profissionais britânicos. Um programa chato como aquele passar durante tanto tempo e com tantas repetições... não está ao alcance de todos. Isso também é obra.

Acho agora (e foi isso que me ocorreu) que deveríamos fazer um 'remake' do "Follow Me!", em Português. Chamar-se-ia, naturalmente, "Chega cá! Vem c'a gente!" e em diálogos longos e arrastados (talvez fosse boa ideia contactar desde já o Manoel de Oliveira para realizar o programa) a Língua Portuguesa seria ensinada aos imigrantes.

Só estou aqui com uma pequena dúvida. Sabendo que um estrangeiro aprende sempre as asneiras primeiro e o resto que realmente importa depois... não seria melhor despachar logo a parte do calão nos primeiros episódios para, lá mais para a frente, arrancar para programas mais sérios e, por fim, acabar em beleza, com um teste final lavrado e apresentado por esse vulto da televisão-bem-falada-portuguesa que é Edite Estrela?...

1 inSensinho(s) assim...:

GK disse...

Bom, já há o preograma do Diogo Infante à Sexta à noite. Mas acho que não é realizado pelo Manel. E, pensando bem, já é "português avançado"...
Bj.