InSenso de Natal



O Natal é coisa linda. Disso não há dúvidas, penso eu. No entanto, para coisa linda que é, o Natal tem coisas perfeitamente estranhas. Deixo aqui apenas três pequenos exemplos...

I – Natal dos Hospitais

A “Ronalda” foi à televisão cantar para os enfermos. Ela na verdade não se chama Ronalda, mas começaram a chamar-lhe assim por causa do irmão [Cristiano Ronaldo] e ela reparou que seria a melhor forma de saberem quem ela era… e adoptou o “nome artístico”. É parecida com o irmão. Notam-se os traços familiares. Tem expressões semelhantes e até gestos feitos na dança se perecem com uma ou duas fintas que o rapaz faz em campo. Mas mais estranho (do que ver um Cristiano Ronaldo versão gaja) é/foi a escolha da canção com que “Ronalda” brindou o público (relembre-se, doentes, acamados, doridos, pessoas no fundo com uma data de problemas graves por resolver na vida). Ter a menina a cantar sobre desamores, traição, chegadas a casa antes do tempo (encornanço, portanto)… cheira-me que não ajude nadinha quem está com um clister enfiado não sei onde, esteja todo engessado devido a ter sido atropelado por uma motoreta em plena passadeira (ao menos que fosse por um Porshe…!) e/ou com umas dores do caraças por causa da ciática. PS: a Romana veio logo a seguir. Curioso, também ela (como a “Ronalda”) estava “enferma” da “dor-de-corno”. Coitadinha…!

II – Nicolau Trepador

É uma praga. O Pai Natal Trepador surgiu não se sabe bem porquê, não se sabe bem quando e não se sabe que raio de gajo parvo se lembrou desta coisa de decorar casas com um caramelo a trepar janelas, varandas, chaminés, árvores e afins. Pais Natal não faltam por aí, portanto. E isso faz-me pensar em duas coisas perfeitamente opostas. 1 – Isto vem provar que é verídico o que eu achava não passar de um mito urbano – aquela cena do “São Nicolau” percorrer o mundo todo numa só noite a distribuir presentes. Eu sempre duvidei que um gordo daqueles conseguisse ser tão rápido a ponto de conseguir fazer Tóquio – Sobral do Montagraço na mesma noite. Não que fosse impossível, mas quem sai de uma metrópole asiática daquelas a toda a velocidade (o trânsito é caótico), depois tem dificuldades em encontrar uma vila assim tipo no meio do nada lá para os lados do Ribatejo. No entanto, se o Pai Natal consegue estar a fazer escalada em tanta varanda deste país… e ao mesmo tempo… é porque há ali uma omnipresença que também lhe permite fazer o serviço da Noite da Consoada com uma perna às costas. 2 – O facto de se ver cada vez mais “Nicolaus Trepadores” não pode ser um bom incentivo para os putos. Os petizes curtem o Pai Natal. Mas o que é que ele lhes está a “dizer” ficando dependurado em janelas, alpendres e tal…? Que a gatunagem e a invasão de propriedade é um futuro fixe para eles?!? Parece-me mal…

III – As minhas bolas

Numa nota estritamente pessoal, tenho de dizer que este Natal fica marcado pela grande dificuldade em fazer a Árvore. Eu sou um fã incondicional da decoração do pinheiro (sempre artificial – não há cá coisas de andar a cortar árvores) e só um ano falhei a tradição (mesmo assim, fiz uma outra decoração toda high-tech lá em casa – dos meus pais, com quem ainda morava na altura). Este ano a coisa complicou-se deveras com a minha falta de tempo mas no dia 20 (quando sempre primei por fazer a decoração no dia 11 – dia de anos da minha irmã) lá me decidi a forçar-me a tratar disso. O chato é que a coisa esteve mesmo complicada. Porquê? Porque... não encontrava as minhas bolas em lado nenhum! É impossível ter pinheiro (ainda que de plástico) e não ter as bolas no sítio. E mais... É perfeitamente dramático não saber onde se tem as bolas! Encontradas (finalmente!...) as bolas, constatei com preocupação que estavam numa caixa de taças para sobremesa. É que a expressão ("I'm gonna eat your balls!") é americana... mas a globalização é uma realidade incontornável. Daí que haja, desde esse fatídico memento, algum temor em mim (ainda para mais embuído de espírito natalício - o que é ainda mais estranho!!!)...

Já agora... BOM NATAL!
K@, InSensato Autor

4 inSensinho(s) assim...:

so disse...

O que interessa e que "Sobral de Montagraco ja tem um parque infantil"! :)

Bom Natal - com bolas, claro!

Didas disse...

Se fosse só essas 3!... :)

Feliz Natal!!!

Ideiafixe disse...

Um Santo Natal e os Votos de um Ano de 2006 Muito Muito Muito Feliz!....

Zana disse...

pah.. olha a coincidencia.. eu este ano tb n sabia da minha decoração de natal!!!lol.. agr ao ler senti-me identificada.. lol.. mas pronto, hj, dia de natal, tiveram compaixão de mim e apareceram, finalmente.. lol...
bom natal pa ti tb assim cm um ano novo daquuueeeeelllleeessss..;o)