o cão ainda vai lixar isto tudo!


O mundo aguarda em ânsia uma das maiores e mais importantes mudanças das últimas décadas. Barack Obama (o primeiro afro-americano a chegar à presidência dos Estados Unidos) toma posse a 20 de Janeiro e espera-se uma reviravolta na política americana, tanto a nível interno, como a nível externo - mas, acima de tudo, neste último aspecto. Tal era a preferência do resto do mundo por Obama (a imagem e voz da mudança em relação ao "direitismo republicano" de W. Bush) em detrimento de McCain (a imagem e voz do "mais do mesmo"), que a chegada do novo líder do "Mundo Livre" à Casa Branca se reveste de uma importância nunca vista na História.

Ora, é precisamente nesta chegada à Casa Branca que tudo ainda pode correr mal. Pior mesmo do que em todos os oito anos de Chenney e Bush (por esta ordem) a mandar em todos nós. É que Obama ainda não decidiu qual o cão deve passear-se nos jardins do nº 1600 da Pennsylvania Avenue mas já disse que as suas filhas gostariam de ter um Cão d'Água Português. Eu acho que ele fez mal em tornar este facto público e, antes disso, ter dado ouvidos às duas pirralhas que – se a coisa fosse bem conversada – se contentariam com um rafeiro qualquer.

Talvez seja eu o único português a não achar bem que o cão escolhido seja esse, mas com tudo isto, para além do facto de o "chico-espertismo" nacional já ter entrado em acção (a Região de Turismo do Algarve quer oferecer um Cão d'Água, chamado... "Algarve" - quem diria?! - a Obama) o que me está a parecer é que o presidente eleito dos EUA não conhece bem o nosso país.

A América há quatro anos safou-se de boa, ao evitar que Teresa Heinz (descendente de portugueses e mulher de John Kerry) fosse primeira-dama. Mas agora, com isto do Cão d'Água Português, talvez os "yankees" não estejam bem a ver onde se estão a meter.

Vamos supor: O cachorro chega à Casa Branca e começa a fazer... digamos... portuguesices. A princípio, os americanos - que até são facilmente iludíveis - acham giro ou fofinho aquilo tudo mas, quando se aperceberem... a portuguesice (que nós bem sabemos ser - em termos técnicos - uma coisinha má) já terá minado a Sala Oval, toda a Ala Oeste e, claro, a totalidade da Administração Obama, levando ao descalabro os destinos do Mundo. Tão simples quanto isto.

Por isso, senhor Obama… OK… vá…. Barack, “mááánu”! Ouve!

Atenção a essa coisa do Cão d'Água Português! Estamos todos a contar contigo para governar bem o estaminé e vais ver que o raio do cachorro tuga que as filhotas tanto querem ainda vai lixar isto tudo!... Ninguém quer isso, pois não? E tu muito menos!

0 inSensinho(s) assim...: