Pequena Reflexão Acerca de Estópeques Escandinavos


Não vem nada ao caso, mas de vez em quando lembro-me disto, principalmente quando viajo de Lisboa para Coimbra e acabo com o pára-brisas do carro todo sujo.

Na Suécia, a taxa de suicídio é extremamente elevada, acima de tudo nos meses de inverno, em que há muito poucas horas de luz natural. Os suecos são pessoas bem dispostas e de bem com a vida mas aquilo da noite quase permanente bate-lhes um bocado e a coisa descamba quando eles começam a terminar com a própria vida. Deve ser coisa relacionada com depressão ou algo do género. Não sei.

Já quando viajamos de automóvel, o mais frequente é levarmos com dezenas ou centenas de mosquitos, moscas, vespas e tantos outros insectos (que desde jovem gosto de chamar "Estópeques" - uma expressão que usávamos para denominar os mosquitos nos acampamentos) que, literalmente, se atiram para os pára-brisas dos carros ou se deixam facilmente apanhar, morrendo espalmados contra o vidro.

Estou em crer que os estópeques até são animais que, a dada altura, estão de bem com a vida mas depois algo lhes passa pela cabeça e fomentam o suicídio sem razão aparente. Se calhar, é porque são suecos...

1 inSensinho(s) assim...:

Maria disse...

Não quero parecer loira nem racista, mas, os mosquitos são um bocadinho escuros para ser suecos :-)