SIM, É no Continente!


Há uns tempos, foi notícia de caixa alta a compra dos supermercados Carrefour em Portugal por parte da Sonae, detentora da marca Continente. Ou seja, daqui a uns (outros) tempos, as lojas Carrefour passam a chamar-se Continente.

Na altura, a informação fez-me um bocado de confusão, porque os peços Continente são de uma forma geral, mais elevados e a grande superfície que mais uso é, de facto, um Carrefour que fica perto de casa; Lá, gosto do serviço e dos preços de uma forma geral. Pode dizer-se, portanto, que sou um cliente Carrefour satisfeito… de uma forma geral, claro.

Entretanto, já passou algum tempo e já tive a chance de fazer as pazes como negócio feito por Belmiro de Azevedo. A razão para já não me sentir tão incomodado é o facto de o Continente ter pelo menos duas marcas “brancas” que me levam a crer num futuro catita na minha relação com essa cadeia de supermercados.

Nos detergentes e produtos de limpeza, podemos encontrar a marca SIM. E não há nada mais positivo do que ter um detergente líquido e um amaciador para a lavagem da roupa, ambos, a afirmarem que “SIM, senhor!”, querem ir comigo para casa. É pensamento positivo… pelo menos, da parte dos senhores que fabricam os detergentes e sabem que ganham mais uns trocos se, de facto, eu pegar (e… pagar) os produtos deles.

Já no campo alimentar, o Continente “oferece” (as aspas aqui significam, naturalmente, que nada na vida é grátis, como se sabe), a marca É, nomeadamente nos congelados, nas águas engarrafadas e nos lacticínios. Extraordinário! Isto sim, “É” uma boa ideia! Basta um cliente abeirar-se das prateleiras e questionar-se “Será este o garrafão de 5lt. de água que devo levar?” e é o próprio garrafão de 5lt. de água a responder: “É”! Fantástico! Algo manipulador, é certo, mas porreiro também, principalmente para os clientes mais indecisos.

Se o Continente continuar com esta política, estou certo de que outras marcas que ajudem a clientela a escolher melhor (e mais rapidamente) as compras, já para não falar no facto de serem mais baratas que as concorrentes.

Aproveito para sugerir desde já alguns nomes para essas marcas ditas “brancas” a surgir num futuro próximo numa loja Continente perto de si… e de mim também. ESTE/ESTA (consoante o produto) parece-me um bom conceito. “Que champô 2 em 1 levo? Ah! ESTE!”, e já está. BOM/BOA (idem), idem. “Este macarrão riscado será bom…? Ah… é BOM, sim senhor! Porreiro!”, e carrinho com ele. E para produtos mais juvenis uma marca que estou certo daria cartas, por exemplo, nos materiais escolares ali por volta de Setembro: FIXE. Não vejo como as vendas poderiam falhar.

Senhor Belmiro, se estiver a ler isto… não se esqueça de quem lhe está a “oferecer” [recorde-se a chamada de atenção anterior] estas ideias. Posso ter mais (até melhores)… por uma remoneração... digamos… “modesta”.

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