No fundo, esquentadores somos todos!

Regra geral, sou um tipo que fica indignado com coisas com que mais ninguém se rala. É assim uma coisa minha. Uma mania, há quem diga. Ainda assim, uma mania que é minha, só minha e minha até ao fim (tipo… como o Magnum).

No seguimento desta reflexão inicial (que para quase nada serve sem que haja algo que a sustente), tenho a dizer que me parece indecente que, algures no tempo, alguém tenha nomeado de forma tão pobre e tão pouco condigna um dos mais úteis equipamentos domésticos presentes nas nossas casas. Acredito que só por mera maldade ou por falta de vontade em perder um bocadinho mais de tempo a pensar no assunto, esse gajo (estou a partir do princípio que essa tarefa tenha ficado ao encargo de apenas uma pessoa) não se tenha dado ao trabalho de arranjar melhor nome para o (infelizmente) denominado esquentador.

Não me lixem! Nem o (“pequeno”) pormenor de já terem sucedido acidentes (um bocadinho graves) com fugas de gás, inalações fatais, intoxicações várias e uma explosão aqui e ali justificam a paupérrima nomeação. Porque por esse nome já era conhecido o esquentador quando a coisa deu para o torto. Não foi algo estilo "amor com amor se paga", não. Aparte isso, o esquentador merecia claramente melhor nome, porque nos traz um conforto imenso à vida. Hoje em dia ninguém pensa em viver sem um, porque aguinha quente no duche é impagável e por painéis solares que substituam um esquentador torna-se… impagável (leia-se, impossível de pagar).

Ora… um aparelho doméstico destes com o valor que lhe damos lograva, de facto, melhor sorte e um melhor nome, até porque todos nós temos, em tudo, a (boa) tendência de dar nomes catitas ao que nos é mais querido. Desde bebés, animais de estimação até aos carros que conduzimos todos os dias, acabam por receber nomes simpáticos, porque nos tornam a vida mais risonha. Por que não o esquentador?

É que o esquentador – coitado – aquece a água com afinco. Não se limita a esquentá-la. Não. Aquece-a à séria, quase ao ponto de sair a ferver das torneiras da cozinha ou da casa-de-banho. “Esquentador” (no verdadeiro sentido da palavra) é o micro-ondas... e até o Micro-Ondas tem um nome mais engraçado. Esquentador é, portanto, um nome redutor.

Mas talvez ainda haja solução para esta questão. Se, por um lado, normalmente temos a propensão para dar bons nomes ao que nos é caro (com raras excepções, como o esquentador, claro está), por outro, também somos avessos a que nos atribuam nomes que não gostamos. Ou seja, se pensarmos bem, lembrar-nos-emos das nossas idas ao WC e percebemos que, no fundo, esquentadores somos todos. A temperatura do líquido que expelimos confirma-o. E acredito que nenhum de nós gostaria de ser chamado de esquentador.

Talvez vendo a coisa por este prisma se venha a fazer justiça e se altere o lamentável erro feito, algures no tempo, por alguém que indignamente decidiu intitular esquentador um dos mais úteis equipamentos domésticos presentes nas nossas casas.

0 inSensinho(s) assim...: