Ovelhandaria



Enquanto trinco um Nougat (ou pinhoada, como lhe queiram chamar) e olho para os meus horrendos pés (de dimensões inenarráveis e dedos disformes), reflicto sobre o mundo e imagino a vida difícil das ovelhas.

Coisas bonitas são as ovelhas. Parecem-me sempre autênticas nuvens térreas (pela forma e pala cor), no meio dos campos a pastar… ou só a estar (já que, às vezes, é só isso que as ovelhas fazem; estão).

O Nougat é um dos "supra-sumos" do prazer oral – há que dizê-lo. O caramelo… o amendoim… a sede que aparece logo depois…! Mas o embaraço de ficar com os dentes colados uns aos outros ou com o caramelo colado aos dentes… enfim…! Ainda assim, o Nougat é um espectáculo!

Mas verdade seja dita. Preocupa-me o asseio (ou falta dele) das ovelhas, esses flocos de algodão (não querendo eu abrir um conflito entre matérias primas de vestuário) com perninhas, carinha, ossinhos, corninhos e focinho (razão única para o uso dos diminutivos anteriores). Tenho cá para comigo que não haverá coisa pior para uma ovelha (exceptuando a viagem para o matadoiro, claro) do que andar por aí com a lã suja.

Para além do evidente mau aspecto que isso dá, há sempre uma data de questões que é preciso atentar. A da própria higiene da ovelha, por exemplo. E a higiene é muito importante na comunidade ovina, segundo consta. Além disso, pode haver questões de identidade envolvidas. Uma ovelha branca muito suja pode ser confundida por uma ovelha negra, com tudo o que essa situação possa implicar no futuro social do animal confundido (sim… porque a sociedade ovina é tramada, como é do conhecimento público). Isto já para não falar da ronha ou … do ranho, que tornaria a ovelha em ronhosa ou ranhosa, que é assim um tipo de “ponto de não retorno” fatal para qualquer animal da espécie.

Acabou-se o Nougat. É pena. Resta agora o sabor que justifica o tal prazer oral. E continuo a olhar para os meus pés. Coisas feias são os meus pés!... Pondero fazer uma cirurgia plástica. Só que não sei bem que pés devem servir-me de modelo…!

Voltando ao ovelhame, só vejo uma solução para este problema. E, essa, está como é óbvio (pelo menos, a meu ver), na criação de uma HiperMegaGigaSuper Ovelhandaria.

Como o próprio nome indica, seria uma lavandaria para ovelhas, mas em grande escala. Naturalmente, teria uma tabuleta à porta, com os seguintes dizeres: “Limpe aqui as suas ovelhas”, convidando os pastores a levar os rebanhos para uma limpeza geral periódica.

Sendo que este é um ramo de negócio ainda inexistente, apresento aqui o meu projecto para algo que se venha a criar. A HiperMegaGigaSuper Ovelhandaria teria de ter as dimensões de um grande supermercado, no mínimo; e um parque de estacionamento das dimensões de uma estrutura do género à beira de uma grande superfície comercial. Isto para evitar congestionamentos e para proporcionar boa acomodação de rebanhos em dias de maior afluxo de pastores e respectivos rebanhos.

Quanto à limpeza propriamente dita, sugiro máquinas de limpeza a seco de grande capacidade, onde possam ser colocadas, pelo menos, 20 a 30 ovelhas de cada vez, para dar vazão à rebanhada. E porquê máquinas de limpeza a seco? Para uma melhor limpeza dos animais, claro, sem que encolham ou fiquem com gorgotos. Ah… e para evitar afogar ovelhas desnecessariamente em máquinas de lavar mais convencionais… mas isso nem é o mais importante.

Importante é que a gente tenha ovelhas limpinhas nas nossas pastagens (valorizando indesmentivelmente as nossas paisagens) e que a ovelha tenha orgulho na vestimenta (ou farpela, que é uma palavra que eu gosto muito) que enverga… pelo menos até à próxima tosquia.

Vou comer mais um Nougat e calçar umas meias de lã, que está a ficar um frio do caraças!

= = = = = = = = = = = = =

Nota IMPORTANTÍSSIMA (ou nem por isso...) :

O InSensato Autor faz questão de informar e garantir que nenhuma ovelha foi morta, ferida ou maltratada na execução deste InSenso.

3 inSensinho(s) assim...:

so disse...

ooohh, pa... coitadas das ovelhinhas... iam precisar de uma botija de oxigeneo para sobreviver a essa lavagem! e depois como e que faziamos para ter camisolas castanhas? :P

K@ disse...

Estilo K@nniano?!?

Oh... diacho!!...

Esta nunca me tinham dito! Há aqui um "estilo"... ainda para mais "K@nniano"?!?

Quem souber alguma coisa acerca disto - e, já agora, como é que isto aconteceu - por favor... DIGA-ME!!!! Quero saber! Oh... diacho!!!!

:-)

K@ disse...

Não fui eu que achei por bem dizer... coisa nenhuma!!! Foi a Sandra Lopes que, cansada de tentar comentar e sem conseguir, mandou esta sugestão para o InSenso Mail. Lide, InSensatos... Lide!...

*********************

Caro amigo K@. A partir de agora somos sócios (apalavrados)desse fabuloso negócio a que me atrevo a chamar de "o negócio do século" ou "o negócio de
branqueamento da lã suja". Apenas imponho 1 condição: que ele seja feito na Nova Zelândia, um belo local do nosso planeta azul k tem a módica quantidade de 24.000.000 de ovelhas felpudinhas para 4.000.000 de habitantes. Já consegues ver os cifrões??? ;-)


*****************

ESPECTÁCULO!!!!

Qual será o próximo voo para aqueles lados...?! Hmmmmmm...