8 anos e 14 quilos depois...



... voltei a correr. Vesti o calção, escolhi uma t-shirt mais velhota, peguei os sapatos de corrida que há muito já não usava... e "ala que se faz tarde". Fui correr. E eu estava decidido! A correr o mais e melhor que pudesse, para acabar com a melhor forma alcançada... e, se possível, com pouco cansaço.

Mas isto de se querer muito uma coisa não quer dizer que se venha a consegui-la. Pelo menos, não sem deitar os bófes de fora a parecer bem. A esta (creio que óbvia) conclusão cheguei eu ... menos de 10 minutos após ter dado o primeiro passo de corrida, tanto tempo depois...!

Este "tanto tempo depois" não é usado "de balde" na frase anterior, claro. O que a expressão significa é que, em tempos idos, este vosso InSensato Autor foi atleta federado, corredor de 100, 200, 400 e 800 metros, com resultados relativamente consideráveis a nível distrital (com alguns títulos conquistados) e nacional (com várias idas a campeonatos nacionais e duas presenças no ranking dos 10 melhores do ano, em Juvenis e Juniores... o que não é nada mau). Ou seja, antes de me dar para balbuciar parvoíces para um ecrã de computador, eu até era um tipo respeitável e em forma. Agora...!

Bom... mas a verdade é que a minha ida para um footing ao fim da tarde, em vez de me trazer recordações, trouxe-me todo um conjunto de surpresas que eu, sinceramente, não esperava encontrar.

Dantes, a coisa fazia-se bem. A malta equipava-se e, sem grande espiga, começava a correr a bom ritmo (passava-se uma data de malta que só andava no jogging) para só parar uma hora depois, sem grande esforço dispendido. Havia muitas curvas (que se faziam rapidamente) e poucas rectas (que se faziam ainda mais rapidamente). Via-se pouco mais do que o carreiro na mata (ou a pista no estádio) e valas, socalcos ou ladeiras não eram obstáculos sequer dignos de registo.

Ontem. A malta equipou-se, não com o calção de atletismo nem com aquela t-shirt mais justa ao corpo (claramente, por causa da redução de atrito) mas sim com um calção mais tipo calção de ténis e uma t-shirt... digamos... mais larga e, consequentemente, menos embaraçosa. A corrida começou ao ritmo... possível (curiosamente, uma data de gajos passou por mim a alta velocidade; alguns deles... várias vezes! Estranho...) e 10 minutos depois... era mais do que hora para a primeira paragem (assim tipo... mesmo antes do desfalecimento). As curvas eram looongas e as rectas estranhamente intermináveis! Vi pássaros, lagartixas, moscas e mais fauna que houvesse para ver. E obstáculos... sabe Deus! Se até desviar-me das poias dos cães me custava... quanto mais subir uma rampa!!!

Foi uma desgraça! Estou com dores em músculos que nem sabia existirem, corri pouco mais de 15 minutos e senti que os meus pulmões estavam a pensar mudar-se para o corpo do primeiro gajo com ar mais saudável do que eu que passasse por mim... Enfim... uma miséria!

O pensamento em deixar esta ideia maluca de voltar a correr passa-me pela cabeça 17 a 32 vezes por hora (basicamente, sempre que me doem os músculos), por isso, pondero seriamente... continuar a correr! Porquê? Bem... Na verdade, esta já não é a primeira vez que tento o regresso à boa forma, mas a falta de um compromisso escrito e testemunhado por outras pessoas sempre me deu algum "espaço" para a desistência. Agora está dito... e está escrito!

E raios me partam se eu não chego aos 30 em boa forma, caraças!!!

4 inSensinho(s) assim...:

calózita disse...

eh, eh. eu também estou a ponderar ir ao bailarico todos os domingos a ver se reestabeleço os meus antigos records!

K@ disse...

Estou desde a manhã a tentar tirar o centrado do texto e não consigo. M***a pro Blogger!

#£$&@!!!!!!

Didas disse...

A solução para esse problema tenho-a eu. Quando era chavala já me poupava a esses esforços inglórios. Assim... não chego a saber qual é a diferença :)

Zana disse...

Pah!!! força ai!! n desistas...;)...
S queres ver as coisasa a passar mais depressa é so passar para o cilcismo.. assim aguentas mais tempo, ves mais espaço, e assim como assim, andas mais perdendo o mm q perdias em dez min de corrida!!;)...mas desistir faz mal ao ego!! Pena é q isso é sempre a subir e descer.. mas n ha-de ser nd!!
Eu vou passar para o ténis...;)... sempre no mm sítio e com um objectivo concreto em que dar;)