Um Enorme Mini-Choc


Ele há coisas de que um gajo só se apercebe quando leva aquilo a que eu chamo de uma “chapada de realidade”.

Desta vez, esse “mimo” (que – ainda bem – não é físico… até por que se tornava muito doloroso!...) veio da SIC Comédia, numa reposição d’Os Trapalhões em Portugal, que eu apanhei num zapping pelos canais do “cabo”.

Num “interlúdio” musical entre os sketch’s pseudo-cómicos do Didi e do Dedé, actuavam… os Onda Choc.
E eu pensei…
«Porra! Ao tempo que eu já não oiço falar destes putos, pá!...»

Pois é! Realmente…! Que será feito destas bandas formadas por um magote de putos (só hoje contei uns 15 ou 16, todos com roupinhas mais ou menos parecidas, a tentar dançar coordenados uns com os outros… o que não estava a acontecer e, se bem me lembro, raramente acontecia…) e que fizeram furor de finais dos anos 80 até meados dos 90’s? Uma “fórmula” que, pelos vistos, “pegou de estaca” e que chegou mesmo a originar uma rivalidade tremenda entre os próprios Onda Choc e os Ministars, também eles suficientes para fazer uma equipa de futebol… com suplentes e tudo!

Aliás, esta coisa das teen-bands foi levada tão a sério na altura que as formações nunca eram bem as mesmas, havendo um sem número de substituições em pouco tempo, para não haver quebras nos espectáculos e (claro!...) nas vendas. Parecia-se, inclusivamente, com o mercado futebolí
stico... Sai um, entra outro, aquele sai definitivamente, contratam-se mais dois...

Não raras vezes dei comigo a franzir os olhos a olhar para a televisão para tentar perceber porque é que a miúda que cantava o solo de determinada música era uma no videoclip e outra no programa do Júlio Isidro. Fazia-me uma confusão desgraçada…

Acredito que só assim (com as constantes entradas e saídas da maltinha) é que a coisa se aguentava… tanto que se aguentou uns anos valentes, com discos a venderem bem (principalmente na altura do Natal) e muitas aparições em programas de tv, tipo “Clube Disney”, “1,2,3”, e tudo o que fosse apresentado pela Serenella Andrade e pelo já referido Júlio “Nariz” Isidro. De outro modo, correr-se-ia o risco da “Mimi” se tornar “Mamã”, por causa de uma aventura atrás da biblioteca da escola secundária e dali a tempos… já o “rebento” também cantaria nos Ministars (conceito estranho, este…).
Por outro lado, também a participação masculina era complicada, já que a puberdade dava cabo daquela vozinha "versão-Onda Choc" em três tempos. Acho que sempre foi por isso que esses grupos tinham para aí só 2 ou 3 rapazes no meio de tanta miúda, o que até poderia ser bom para eles… para quem aquilo se assemelharia, quem sabe, a um teen-harém (outro conceito estranho…).

AH!!!! E já me esquecia…!!!!
Então e os Queijinhos Frescos?!?
Esse baluarte das nossas infâncias e pré-adolescências…!
Ali, a dinâmica era um bocadinho diferente. Sob a tutela da mítica Ana Faria… a fazer novas versões de músicas populares portuguesas (O Luís… O Luís… quer ir a Paris!... – fantástico!) em oposição aos covers folerinhos das canções estrangeiras que iam aparecendo nos top’s, feitos pelos outros grupos. Hoje, por exemplo, lá estavam os Onda Choc…

«Estou… apaixonado… lá lá lá lá ri lá lá…».
Pá… Poupem-me!!!...

O que é certo é tudo isso terminou. O tempo da exploração dos miúdos para enriquecimento das editoras já lá vai (ou não… ou não…!) e bandas como Ministars e os Onda Choc provavelmente já não voltam mais.
Alivio?... Desilusão?... Nostalgia?... Ou mera queda no esquecimento?
Não sei.
Tal como não faço ideia do que é feito das várias dezenas de “artistas” que passaram por essas teen-bands da minha adolescência. Nem nunca me dei ao trabalho de saber, valha a verdade. Qual será o paradeiro dessa gente? Terão feito parte de alguma girl ou boy-band daquelas que surgiram nos últimos anos? Serão donas-de-casa? Malta de negócios? Haverá gente que na altura até passou despercebida e agora é famosa (e vice-versa)?...

O que eu sei é que a constatação a que cheguei hoje só demonstra que eu sou um distraído “de primeira”! Esses grupos já acabaram há tanto tempo e eu… nem tinha reparado!... Dââââh!...

O QUÊ?!?!? Quando é que o Eanes deixou de ser Presidente?!?!... Já não é?!?!

Ó Porra!...

0 inSensinho(s) assim...: