Conguito, o Injustiçado!


Eu sou um dos (muitos, espero...) que anseia pelo momento em que o Conguito seja considerado o verdadeiro líder do snack de chocolate (ou, como se diz em estrangeiro, "Greatest Choco-Snack Ever"), lugar que lhe pertence por direito, mas que - injustamente - lhe vem escapando à medida que o tempo passa.

Aliás... Vou mais longe!
Afirmo aqui (de forma peremptória e sem receio das possíveis consequências judiciais ou mesmo represálias físicas de que venha a sofrer depois deste momento)...
É UM VERDADEIRO... ESCÂNDALO!!!

Toda a gente sabe o "porquê" do Conguito não ser reconhecido como o Rei do Snack!...

Toda a gente!!!... ou então, não...!
E, nesse caso, toda a gente DEVIA saber!...

O Conguito - delicioso snack de chocolate e amendoim, vendido em sacas mínimas que nunca saciaram totalmente o desejo de quem come UM... e logo percebe que ficou viciado - é, lamentavelmente, uma vítima... da Globalização!


Sim... desse fenómeno, cujos efeitos secundários (menores, diria eu...) são umas quantas manif's de protestantes anarquistas em vários pontos do mundo, com sangrentos confrontos policiais e ataques a restaurantes do McDonalds.
Um fenómeno oportunista que - vergonhosamente - tem dado chance a choco-snack's de inegável pior qualidade que o Conguito de serem considerados "figuras de proa" deste sector.

Ora... isso é um ultraje!

Até qualquer "semi-entendedor" (leia-se, qualquer pessoa que já tenha experimentado comer - ou provar -, no mínimo, UM Conguito) sabe que ver M&M's, Twix's e até Kit Kat's no Top dos Snack's de Chocolate é um embuste!
E o que se sente sempre é uma revolta imensa!... Posso assegurar!...

Peço desculpa se sou muito emocional quando abordo este tema, mas é algo que mexe comigo de uma forma perfeitamente inexplicável.

A Globalização arrasou com a possibilidade do Conguito ocupar o seu devido lugar, permitindo a "ultrapassagem" (como que "à traição"), por exemplo, do M&M's, que - como se sabe - mais não é que uma pseudo-evolução dos Smarties e um plágio (sem qualquer pinga de vergonha) do Conguito!
A publicidade internacional conquista tudo... e o M&M's lá está... com o título no "bolso".

Quero lá saber que aquela porra se derreta na boca e não nas mãos, pá?... que tenha quatro cores e, que uma delas até tenha sido escolhida pela malta de todo o mundo, em votação global e universal?... que tem duas formas de existir (com e sem amendoim) e seja representado por duas mascotes que entram pelos nosso televisores e todas as outras formas possíveis de publicidade, quer estejamos numa vila do interior lusitano, ou defronte a uma montra de uma loja de electrodomésticos na Bolívia?...
Quero lá bem saber!!!

Para mim, o Conguito é (e será sempre) mil vezes melhor!...
Mesmo sabendo que se derrete em três tempos e deixa as mãos todas "cagadas" de chocolate!
Mesmo sabendo que só tem uma cor (muito embora, já tenha sido criado o que bem se podia chamar "Conguito Albino", em chocolate branco... quem sabe, para tentar combater a hegemonia M&M'iana...)!
Mesmo sabendo que não é publicitado em nenhum lado (televisão, rádio, revista, jornal, newsletter ou mesmo pasquim local estilo "A Folha da Boiça de Baixo")!...
Pá... Mesmo sabendo que a mascote não aparece tridimensionalmente em sítio nenhum... mas que, com franqueza é MUITO MAIS ENGRAÇADA!
Aquele "nêgo" (sem qualquer intenção racista) tribal sorridente, com barriguita e lábio gordo, de lança na mão... é uma figura que sem dúvida perdurará, pelos tempos dos tempos, no meu imaginário e (espero eu...) no imaginário de muitos como eu.

Uma coisa é certa.
Pararei sempre num “Café Central” de província à procura da minha saquinha de Conguitos, que lá estará, num mostrador só com mais duas ou três saquinhas e o "nêgo" sorridente, com a lança na mão, no topo.

E assim... sempre saberei que, pelo menos para mim, o Conguito é mesmo o "Greatest Choco-Snack Ever".



0 inSensinho(s) assim...: