Que bosta de engarrafamento!...


Há uns dias atrás, vi-me "preso" numa fila de trânsito.
Nada mais normal, para quem vive numa cidade.
Mas este engarrafamento estava longe de ser normal, embora eu ainda não soubesse porquê.

Primeiro, estranhei que ninguém estivesse a buzinar e, depois, o facto de a fila não estar propriamente parada, mas sim em andamento constante de para aí 2 a 3 km/h.
Não deu para ver bem já que, no meu conta-quilómetros, se o meu carro vai a menos de 10 km/h, é como se estivesse simplesmente... parado. Carrinho bom... :-)

Mas tanto uma dúvida como a outra dissiparam-se quando decidi esticar o meu pescoço um pouco mais do que o costume (acho que à minha frente estava uma senhora que já ia a esticar o pescoço assim há um bom bocado... para - claro! - não borratar o baton... coisa de gaja...).
A fila de trânsito (que já ia com uns duzentos metros) estava a ser provocada... por uma patrulha a cavalo de GNR!...

...QUÊÊÊÊ?!?!?

Verdade! Dois guardas da GNR passeavam-se calmamente por uma das ruas mais movimentadas da cidade... às 9 da manhã!!!!

Achei fantástico. Simplesmente fantástico! A sério!...

Antes de tudo mais, porque pela primeira vez, poderia culpar as autoridades pelo meu crónico atraso (embora - no fundo, no fundo - eu não acreditasse muito que isso fosse "pegar"), mas acima de tudo pelo potencial de insenso que toda aquela situação encerrava.
Mas vamos por partes.

Autoridades a patrulharem as ruas da cidade... a cavalo??? Onde já se viu???
Já não falando no factor "humano" dos cascos dos pobres animais estarem a pisar o muito irregular empedrado de que a via em causa é feita...
Que tipo de crime se pode combater a cavalo numa cidade?
Será que a GNR está à espera de que uma diligência seja assaltada por uma gang de pistoleiros que fogem galopando por entre os Fiat's, os Renault's e as scooter's, em direcção ao horizonte onde o sol se põe com aquele tom alaranjado?...
Não pode!!! 9 da manhã, meus senhores! N-O-V-E da MA-TI-NA!!!
Ah... e estamos no Inverno, o que reduz em muito a probabilidade da cena do tal pôr-do-sol.
E, já agora, não há ladrão que use outros cavalos num assalto que não os de um Honda ou de um Lancia bem potente, meus caros! E esses, os vossos potros crescidinhos não apanham.

Mas ainda há mais!... Então e a chamada defecação do animal? Como é?
Vai para o chão, pois está claro.
É certo que a bosta cavalar é biodegradável (como de resto, toda a bosta.. ou quase toda), mas se o senhor guarda não levanta o rabinho da sela para ir pegar a "prendinha" do animal (com um saquinho que havia de ter trazido do quartel, claro), que autoridade há para obrigar a malta que passeia o Jack (vulgo, cão ou canídeo) a fazer isso?
Bom... sempre pode haver o argumento da bosta do cavalo poder servir como fertilizante, mas eu tenho cá uma desconfiança que não fará grande falta numa estrada de asfalto ou paralelo (como aquela).

A verdade é que o meu atraso fui muito maior do que o habitual, a desculpa das autoridades a bloquear o trânsito (como se esperava) não vingou, fiquei mal visto por acharem que eu estava a tentar fazer toda a gente passar por parva («Onde é que já se viu isso, pá? Inventa outra!...») e os GNR's não apanharam ninguém... PORQUE NÃO HAVIA NINGUÉM PARA APANHAR!!!

: [

0 inSensinho(s) assim...: